Belém comemora 406 anos nesta quarta-feira (12) em processo de expansão urbana, mas ainda carecendo de valorização social e do patrimônio para que possamos continuar tendo orgulho da nossa metrópole da Amazônia. O Diário do Pará preparou um caderno especial para contar um pouco da história, turismo, obras, tradição, áreas de lazer e muito mais. Confira!
Distritos se tornaram opções de passeio e moradia
Ao longo do desenvolvimento urbano de Belém, Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro viraram locais de lazer graças às belezas naturais e proximidade da capital. E moradores dizem que não trocam por nada território
Mais do que o movimentado centro urbano, o território de Belém é composto por distritos administrativos que são importantes opções de lazer, principalmente, nas férias ou finais de semana, além de moradia de boa parte da população da capital. Apesar de distantes do núcleo inicial da cidade, Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Mosqueiro são localidades que ajudam a compor a história e o rico território belenense.
Com acesso rápido pela avenida Augusto Montenegro, o distrito de Icoaraci nem sempre esteve tão próximo do centro urbano de Belém. Ainda no século XIX, o distrito era conhecido como Vila de São João de Pinheiro e tinha um cenário marcado pelo verde e pela grande praia que se estendia, sem grandes edificações.
Não é à toa que, ainda hoje, é possível ver algumas construções cuja arquitetura remete a casas de veraneio. A partir da metade do século XIX até o início do século XX, as famílias mais conhecidas de Belém realmente mantinham casas de veraneio no distrito de Icoaraci. Fluxo que intensificou após a inauguração, em 1906, da antiga Estação Pinheiro, um ramal da Estrada de Ferro de Bragança que funcionava em via dupla a partir de trilhos vindos da Europa. Ainda hoje, é possível visitar a antiga estação, localizada na rua Padre Júlio Maria. Com a nova forma de acesso à vila localizada a 25 km ao norte da capital paraense, as famílias belenenses passaram a frequentar mais assiduamente o local.
Fonte: dol.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!