Assim como outros países do mundo, o Brasil também está na corrida nas pesquisas de medicamentos que combatam a Covid-19. Em entrevista coletiva feita na noite desta segunda-feira (06), o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde Denizar Vianna afirmou que vários medicamentos estão sendo testados nos hospitais do país atualmente.
“Estão em curso vários ensaios clínicos. Teremos resultados ainda em abril para oferecer tratamentos seguros e eficazes, tudo baseado em evidências. Estamos em busca disso com celeridade, e incorporaremos os medicamentos se forem eficazes e seguros”, afirmou o secretário.
Ao longo da semana as lideranças brasileiras discutiam o uso da cloroquina em pacientes e o ministro da saúde chegou a sugerir que um medicamento usado em gado para matar carrapatos e melhorar o pelo do animal tem indícios de ação contra o coronavírus, mas é preciso fazer estudos científicos. “Primeiro é preciso convencer os pares técnicos. Vamos fazer tudo pela ciência, não vamos perder o foco, disciplina e planejamento”, afirmou Mandetta.
Até o momento, o único medicamento liberado pelo governo para uso em pacientes críticos e graves é a cloroquina. Defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, o remédio pode ser usado apenas em ambiente hospitalar, por apresentar alguns efeitos colaterais.
Fonte: www.diarioonline.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!