A Polícia Militar e a Guarda Municipal apreenderam quase 6 quilos de drogas (mais de 4 kg de maconha e mais de 500 gramas de crack) nesta quarta-feira (23), durante abordagem a uma van na BR-155. A abordagem ocorreu na altura da Vila Sororó, a 35 km de Marabá e os cães farejadores do canil da GM foram fundamentais mais uma vez. O preso foi identificado como Ray Sousa Alves, preso em flagrante. Os cães usados na operação foram Zyah e Drayka.
De acordo com relato do próprio acusado feito aos agentes da lei, ao ser descoberto com os entorpecentes em uma mochila, a maconha e o crack foram adquiridos por R$ 16 mil na cidade de Cametá, no nordeste paraense, e o destino seria a cidade de Parauapebas, a 170 km de Marabá, onde ele abasteceria bocas de fumo da capital dos minérios.
Sob a coordenação do agente Helder Lourenço, o Canil da Guarda Municipal de Marabá existe há 8 anos e tem um efetivo de cinco agentes. Os cães utilizados são “Zyah”, de 7 anos; “Drayka” e “Sadham”, ambos de 3 anos de idade. Eles são da raça Pastor Belga Malinois, treinados para farejar drogas e armas e também para atuar na localização de pessoas desaparecidas.
Esta é a segunda ação do canil em menos de uma semana em Marabá. Na noite da última sexta-feira (19), os animais ajudaram agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a localizar 20,5 kg de pasta base de cocaína, que estavam escondidos em um fundo falso de uma picape que veio do Estado do Mato Grosso.