Cerca de 10 mil doses de vacina contra Covid-19 podem ser jogadas fora em Marabá, no sudeste do Pará, porque vão vencer na sexta-feira (29) e ainda não foram usadas.
Segundo a prefeitura, o problema ocorre por causa da baixa procura da população pela imunização, especialmente as doses de reforço.
As unidades de saúde tiveram estendido à noite para estimular a vacinação – veja a lista de locais mais abaixo. A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) recomentou que a prefeitura faça mutirão de vacinação na cidade para evitar a perda de doses.
“Hoje nós temos vacinas disponíveis. Praticamente 11 mil doses irão vencer até sexta-feira. E a nossa preocupação é ‘aonde está nossa população que não quer tomar nossa vacina?’ A gente tem que chamá-la para poder fechar o esquema vacinal, tanto da primeira como da segunda, da terceira, da quarta dose que estão disponíveis”, alertou o coordenador do departamento de imunização, Fernando Gomes.
De acordo com o Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre os públicos com mais baixa procura estão os adolescentes.
A SMS informou que, entre pessoas de 18 a 59 anos, o público total estimado foi alcançado na primeira dose. No entanto, os índices caem para 71% na segunda dose e 20% na terceira dose.
Os dados ainda apontam que, do público estimado pela secretaria de mais de 30 mil pessoas, 83% tomaram a primeira dose, 52% tomaram a segunda dose e apenas 5% receberam a terceira.
Os idosos são o grupo com maior taxa de cobertura vacinal. São 100% de vacinados com a primeira dose e 95% com a segunda dose. No entanto, os números baixam para 65% na terceira dose e apenas 30% na quarta dose.
Os dados também ressaltam que, em relação à quarta dose, os números são baixíssimos em todos os grupos liberados para tomar a vacina.
Para se vacinar, é necessário levar documento de identificação e carteira de vacinação.
Campanhas de vacinação estão sendo realizadas em um shopping da cidade.
Há também atendimento estendido às segundas e quartas-feiras, das 18h às 22h, nas Unidades Básicas de Saúde: Carlos Barreto, Amadeu Vvacqua, Hiroshi Matsuda, Demósthenes Azevedo e Laranjeiras.
A ação também ocorre com vacinação contra gripe e sarampo, além de atendimento médico e de enfermagem.
A SMS comunicou que todas as UBS´s das zonas rural e urbana também disponibilizam vacinação contra Covid-19 a depender do horário de cada uma.
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!