Badalado

Notícias

Círio de Marabá: coordenação revela detalhes da grande procissão

Faltam 11 dias para a 39ª edição da festa da fé em Marabá, o Círio de Nazaré 2019, que neste ano leva o tema “Rainha da Amazônia” e promete reunir mais de 200 mil fiéis na grande procissão do terceiro domingo do mês, dia 20. O Correio de Carajás recebeu o coordenador geral desta edição, Reginaldo de Oliveira Carvalho e o criador do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Francisco Taveira de Souza, que contaram detalhes da programação nos dias 19 e 20.

Há mais de 15 dias a organização do Círio 2019 já realiza as peregrinações nas comunidades marabaenses, mas os grandes momentos serão no terceiro final de semana do mês de outubro. No sábado, 19, a programação começa com uma missa às 7 horas, na Paróquia São Francisco de Assis. Depois, os fiéis seguem em uma romaria rodoviária, saindo do Núcleo Cidade Nova até o Núcleo Nova Marabá, tendo como destino final a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, na Folha 16.

“É o momento em que a mãe retorna para sua casa. Chegaremos ao Santuário da Folha 16 por volta das 11h30, já que durante o trajeto haverá diversas homenagens. Ao chegar lá, haverá a benção dos carros e motocicletas que participaram e encerramento com uma missa”, explica Reginaldo.

Ainda no sábado, pela tarde, haverá, às 15 horas, o terço da misericórdia que precede mais uma missa. Em seguida, a imagem de Nossa Senhora seguirá para a Transmangueira, na Folha 25, para o Círio Fluvial, que deve acontecer entre 17h e 18h, com ancoragem na Colônia de Pescadores Z-30.

Após o Círio Fluvial, a imagem segue em procissão pelo Núcleo Marabá Pioneira chegando até a Catedral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde ocorre, às 19h30, a troca do manto da Virgem de Nazaré.

“Este ano, o Círio Fluvial será feito em uma balsa cedida por um membro da Associação dos Barqueiros de Marabá, João Batista dos Santos Filho, o Borá, como chamamos. Essa balsa é muito utilizada para transportes no período do veraneio e nesse ano, se o rio nos ajudar, faremos a travessia de Nossa Senhora a bordo dessa balsa”, diz o coordenador otimista.

Grande Procissão

No domingo, 20, a programação começa logo cedo, às 5h da manhã, com apresentações de ministérios e bandas católicas na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira. Logo depois, às 6h, começa a missa com a participação de todos os padres de Marabá, sendo celebrada pelo pároco da catedral, Padre Ademir Gramelik. Neste ano, o Bispo Dom Vidal Corbelini não estará na festa da fé devido sua participação no Sínodo para a Amazônia, no Vaticano.

Às 7h, a procissão começa saindo da Praça Duque de Caxias, seguindo em direção, novamente, à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. O trajeto será o mesmo das edições anteriores, saindo da Marabá Pioneira pelo bambuzal e seguindo por dentro da Nova Marabá, cruzando Folhas como a 32, 26, 27, 31, 21, 28 e 16.

Vias Interditadas

Segundo Reginaldo, toda a Avenida Antônio Maia será fechada a partir das 6h da manhã, assim como o acesso ao Núcleo Marabá Pioneira. “Durante a noite do dia 19, os veículos que estiverem na Antônio Maia começarão a ser removidos para liberar o espaço. Logo cedo no domingo, nenhum veículo adentrará mais a ‘Velha Marabá’ por meio do bambuzal. Toda essa ação é feita em parceria com os órgãos de segurança, como Polícia Rodoviária Federal, DMTU, Detran, Polícia Militar, entre outros”, reforça.

Segurança e resgate

A equipe de segurança do Círio de Nazaré já é composta por cerca de 200 pessoas, que já vem participando de outras edições, conhecida como Guarda da Santa. A equipe de resgate será composta pelos jovens que participaram do ‘Segue-me’, que receberam um treinamento especial com os Bombeiros Civis em três encontros, estando prontos para socorrer mediante qualquer situação.

Hoje, 10, as entidades envolvidas na segurança do Círio 2019 se reunirão para tratar dos últimos detalhes do esquema de segurança. “Tudo isso vai depender do que cada um dispor, o Exército, os Bombeiros, a Guarda Municipal, para garantirmos uma ação uniforme de segurança”, comenta Reginaldo.

A coordenação geral revelou informações importante e úteis sobre a 39ª edição do Círio de Nazaré / Foto: Zeus Bandeira

Novo manto

Em todas as edições, é tradição haver a apresentação do Manto de Nossa Senhora. Ao Correio de Carajás, Francisco Taveira de Souza, que já confecciona o manto há seis anos, não revelou muito, mas, disse que além de fazer referência ao tema ‘Rainha da Amazônia’, podemos esperar algo voltado à natureza e com detalhes da fauna e flora amazônica.

“Quando o tema é definido eu começo a pensar nos desenhos, em fevereiro ele é aprovado pelo pároco e então dou inicio aos trabalhos. Em 4 de julho comecei a trabalhar a parte bordada e finalizei dia 4 de outubro, contando exatos três meses de produção”, comenta Francisco, sem se aprofundar mais no assunto.

Berlinda pesa 1.000 quilos

Além do Manto, a Berlinda também será diferente este ano. Ela chegou por volta das 16h30 e foi guardada na Carajás Náutica, na Orla do Rio Tocantins, onde ficará até o dia do Círio. Em sua chegada, ela ficou disponível para a imprensa produzir imagens. Construída em julho na Capital, Belém, a ‘carruagem’ de Nossa Senhora é talhada de madeira com uma pintura dourada, 2,80 metros de altura e pesando mil quilos. A construção foi finalizada em setembro, porém, só agora chegou a Marabá.

Campanhas alinhadas

Com o objetivo de organizar todos os recursos do Círio 2019, a coordenação decidiu este ano padronizar e cadastrar tudo que for doado. Segundo Reginaldo, sempre ocorrem problemas como pontos de água mais cheios do que outros. Assim, a coordenação reunirá todas as doações de água para distribuir de maneira igual nos pontos.

Outro problema são os fogos de artifício, que segundo Reginaldo, “são ‘soltos’ em locais inadequados, podendo apresentar riscos de acidentes. Então, nesse ano quem se interessar em doar fogos de artifício, pode nos procurar para no dia do Círio ‘soltarmos’ com segurança”.

Há também a questão das faixas que nem sempre seguem o padrão temático daquela edição, ainda segundo Reginaldo. “Muitas vezes elas são feitas de qualquer jeito pela pessoa que encomendou e não utilizam a imagem correta, os nomes certos, entre outras coisas. Então, aqueles que se interessarem em confeccionar faixas ou outros produtos – como os leques, que saem muito – só procurar a coordenação também que nós produziremos para o interessado”, reforça.

Além disso, também há a campanha “Não corte a corda”, que conscientiza os romeiros a não realizarem o ato antes do momento certo. Muitas vezes, pela ansiedade de ter o seu pedaço de lembrança do Círio, alguns fiéis acabam cortando-a. A coordenação alerta que isso pode ser perigoso, já que envolve o porte de objetos cortantes, além de retirar a tração da berlinda, atrasando a procissão.

Os interessados em realizar qualquer tipo de doação ou ações para o Círio de Nazaré 2019 devem entrar em contato com a coordenação através do telefone 3321-8232. (Zeus Bandeira)

Fonte: Correio de Carajás



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>