Badalado

Notícias

Círio de Nazaré: Belém não terá berlinda e multidão nas ruas em 2020

Pela primeira vez em 228 anos, algo inimaginável até algum tempo irá acontecer: Belém não terá uma multidão de fiéis nas ruas acompanhando a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (6) pela Arquidiocese como medida para não propagação da covid-19, doença que já tirou a vida de muitos paraenses. O anúncio neste sentido já era esperado, mas houve relutância e longa discussão com vários setores sobre alternativas para a maior festa religiosa do Brasil, realizada em outubro.

A celebração terá apenas programações restritas, transmitidas pela TV e pela internet. Só no segundo domingo de outubro, segundo a Arquidiocese, a Grande Procissão do Círio de Nazaré reúne cerca de 2 milhões de pessoas, o que a torna inviável em meio a uma pandemia.

“É um dos maiores simbolismos da fé do povo paraense. Não se explica, apenas se vive”, lamenta em nota.

A Arquidiocese e a Diretoria da Festa de Nazaré ainda reforçaram o apelo para que os fiéis acompanhem as celebrações de casa, de forma segura. A programação será transmitida na TV Nazaré, na Rádio Nazaré, no Facebook e no YouTube.

Parte da programação também será transmitida pela TV Círio, lançada hoje, que estará em cadeia com a Rede Nazaré de Comunicação, a emissora oficial da Arquidiocese de Belém e do Círio de Nazaré.

“Um Círio diferente, tarefa de todos nós, cristãos católicos que o assumimos como missão, dando exemplo a todos de que somos capazes de abraçar também as cruzes e limitações que nos vieram durante este período”, resumiu Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém.

Confira como ficou o cronograma completo:

# 9 de outubro (sexta-feira)

18h: Missa na Basílica Santuário

19h: Apresentação do manto para o Círio 2020

19h30: Live Musical

10 de outubro (sábado)

9h30: Pregação conduzida pelo Padre João Paulo Dantas

11h30: Descida da imagem original

17h: Missa na capela do Colégio Gentil, com portas fechadas e transmissão

18h: Exibição do documentário “Plácido”

18h30: Exibição de documentários com grandes momentos da procissão da Trasladação

19h: Live musical, com transmissão da decoração da berlinda

20h30: Queima de fogos, às proximidades da Catedral da Sé

20h45: Benção do Cônego Roberto Cavalli

# 11 de outubro (domingo)

7h: Missa celebrada por Dom Alberto, com transmissão

8h: Início da programação televisiva (documentários, entrevistas, imagens de grandes momentos do Círio e sobrevoo da imagem sobre hospitais da cidade)

10h: Terço

10h30: Sequência da programação televisiva

11h30: Missa de encerramento do Círio, com transmissão

12h30: Encerramento

12 a 25 de outubro (quinzena Mariana)

05h15: Terço da alvorada

8h: Visitação da imagem a hospitais da região metropolitana

12h: Exposição da imagem no altar central da Praça Santuário

18h: Missas da festividade

21h: Encerramento da visitação

Em Marabá

Aqui em Marabá, como já publicado anteriormente pelo Correio de Carajás, a solução foi semelhante, mas com algumas diferenças. A Diocese anunciou que as procissões com fiéis não vão ocorrer, mas que a imagem peregrina será levada entre a Catedral e o Santuário na Folha 16 em carro aberto, em carreata, como forma de abençoar a cidade. Essa peregrinação mais restrita será transmitida ao vivo, no formato live, nas redes sociais da igreja, para que seja acompanhada pelos fiéis.

O tema da edição deste ano é “Maria, ajudai-nos a defender a vida”. O cartaz foi divulgado em missa virtual ocorrida no fim de maio. A festa, que é hoje a maior manifestação católica do sul e sudeste do Pará, acontece há quatro décadas no município ao terceiro domingo de outubro. Dom Vital prevê alta adesão dos fiéis ao Círio virtual. “Com Maria na frente, será um sucesso”, finaliza.

Fonte: correiodecarajas.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>