Badalado

Notícias

Círio Fluvial é confirmado e imagem de Nazaré irá em barco

Traslado dependia do nível das águas do Rio Tocantins para acontecer em Marabá, no sudeste do estado.

A realização do Círio Fluvial, umas das romarias mais aguardadas pelos romeiros de Marabá, foi confirmada nesta segunda-feira (9) pelo Corpo de Bombeiros. Na última sexta-feira (6), homens do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e da Diretoria do Círio realizaram uma vistoria para avaliar a profundidade do Rio Tocantins e se é seguro realizar o traslado pelas águas.

A confirmação da romaria foi feita pelo comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar, coronel Pinheiro. “Foi feito uma vistoria juntamente com a Diretoria do Círio, foi percorrido o trajeto desde o momento de saída das embarcações até a chegada, verificando profundidade, caminho a ser percorrido e foi constatado que o Círio está em condições de ocorrer”, ponderou.

Coronel Pinheiro ainda faz um alerta aos barqueiros que devem respeitar a lotação, o piloto tem que estar com a documentação em dia, que tenha colete salva-vidas e que mantenha uma distância de segurança da principal embarcação que vai conduzir a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

TRADIÇÃO

Wagner Lopes, diretor de segurança do Círio, comemorou o parecer favorável. “A gente sai muito feliz porque esse ano o leito do rio está mais cheio, no ano de 2019, a gente não conseguiu efetuar esse Círio Fluvial, por questões da seca, mas Deus nos abençoou graças a Deus com um nível muito bom”, disse.

Ele antecipou ainda que este ano, a Diretoria do Círio está tentando resgatar o que acontecia antigamente, com a imagem da Virgem de Nazaré sendo levada em um grande barco, uma vez que nos últimos anos estava indo em uma balsa. “Eu acredito que vão fazer uma festa muito bonita, porque nossa cidade é banhada por dois rios, e nada mais bonito do que fazer uma festa maravilhosa com os barqueiros”.

O Círio Fluvial é uma das romarias mais aguardadas pelos devotos, sobretudo pela grande comunidade pesqueira que transita pelos rios Tocantins e Itacaiúnas. Todos os anos, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré conduz dezenas de embarcações, partindo do porto da Mangueira, na Nova Marabá, e desembarcando na rampa da Colônia Z-30, já na Marabá Pioneira. A romaria pelas águas vai ocorrer no próximo sábado, dia 14 de outubro.

Fonte: www.dol.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>