Desde novembro de 2021, os casos de gripe provocados pelo vírus influenza estão aumentando no país. No entanto, embora a população considere a rápida expansão da gripe como uma epidemia, oficialmente ainda se trata de um surto, que é quando há aumento de notificações expressivo, mas ainda não há transmissão generalizada entre toda a população.
No entanto, a infectologista Ana Helena Germoglio explica que devido à semelhança de alguns sintomas gripais com algumas variantes da covid-19, o aumento da procura dos postos de saúde pela população é inevitável. Porém, ela também afirma que, independente do virus é importante que o paciente se isole a partir dos primeiros sintomas respiratórios: “Agora que a gente está enfrentando uma época de duas doenças de transmissão respiratória, é importante que, ao menor sinal, já se inicie o isolamento”, afirmou.
Ela explica que embora a taxa de letalidade da gripe seja muito mais baixa do que a da infecção provocada pelo coronavírus, é é necessário ter atenção redobrada aos sintomas especialmente os sintomas prolongados e com piora progressiva. Neste caso, a médica destaca a importância do diagnóstico correto, obtido pela procura ao posto de saúde e na realização de exames PCR.
Entretanto, embora não substituam os medicamentos receitados pelos médicos, os xaropes caseiros ajudam no alívio dos sintomas e podem ser feitos de forma segura em cada para aliviar os sintomas da gripe que causam incômodo, como a tosse frequente.
É fundamental manter o repouso e reforçar a ingestão de líquidos para a recuperação da gripe, mas o uso de xaropes é uma estratégia para aliviar os sintomas como tosse, incômodo na garganta assim como a rouquidão.
Conheça a seguir receitas seguras que ajudam no alívio dos sintomas
1. Xarope de cebola e mel
Recomendado para usar durante a gripe porque a cebola possui ação expectorante e o mel ajuda a diminuir o incômodo da garganta.
Ingredientes: 1 cebola grande e mel a gosto
Modo de preparo: Picar finamente a cebola, cobri-la com mel e aquecer dentro de uma panela tapada durante 40 minutos em fogo brando. Guardar o preparo em uma garrafa de vidro na geladeira e tomar entre meia colher de chá a cada 15 ou 30 minutos até que a tosse acalme.
2. Xarope de ervas
O tomilho, a raiz de alcaçuz e as sementes de anis ajudam a eliminar secreções e relaxam o trato respiratório. O mel torna as secreções mais líquidas, ajuda a conservar o xaropes e acalma a garganta irritada. A casca de cerejeira-americana é muito eficaz a acalmar a tosse seca.
Ingredientes: 500 ml de água; 1 colher de sopa de sementes de anis; 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca; 1 colher de sopa de casca de cerejeira-americana; 1 colher de sopa de tomilho seco e 250 ml de mel
Modo de preparo: Ferver as sementes de anis, raiz e alcaçuz e a casca de cerejeira-americana na água, numa panela tapada, durante 15 minutos. Em seguida, tirar do fogo e juntar o tomilho, tapar e deixar em infusão esfriar. Em seguida, deve-se coar, juntar o mel e voltar a aquecer a mistura para dissolvê-lo.
O xarope deve ser conservado num frasco de vidro na geladeira. Sua validade a partir da data de produção é de três meses. A indicação é de uma colher de chá para aliviar a tosse e a garganta irritada sempre que necessário.
3. Xarope de sabugueiro e hortelã-pimenta
Produzido com flor de sabugueiro e hortelã-pimenta, está receita ajuda a baixar a febre associada à gripe assim como descongestionar as vias respiratórias
Ingredientes: 500 ml de água; 1 colher de chá de hortelã-pimenta seca; 1 colher de chá de flores de sabugueiro secas e 250 ml de mel
Modo de preparo: Ferver as ervas na água, numa panela tapada, durante 15 minutos. Em seguida, retirar do fogo, coar e juntar o mel até dissolve
O xarope deve ser conservado num frasco de vidro na geladeira. Sua validade a partir da data de produção é de três meses. A indicação é de uma colher de chá para aliviar a tosse e a garganta irritada sempre que necessário.
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!