Badalado

Notícias

Cosanpa estabelece plano de ação para acabar com racionamento de água em Marabá

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) anunciou um plano de ações de engenharia que pretende pôr fim ao racionamento de água em Marabá, sudeste do estado, dentro de 15 dias. Entre as ações, divulgadas nesta quarta-feira (6), está a montagem de um sistema flutuante de captação de água no rio Tocantins.

Em Marabá, o racionamento de água mudou a rotina de mais de 100 mil moradores, principalmente as donas de casa. Muitas estão indo para a beira do rio Tocantins lavar roupas e louças. O racionamento se deve ao baixo nível do rio Tocantins, de onde é feita a captação de água bruta para a Estação de Tratamento de Água da Nova Marabá, que distribui para os dois núcleos.

Segundo a Cosanpa, todo o trabalho de montagem do novo sistema de captação de água será feito por uma empresa especializada, contratada pela Cosanpa, e por equipes da própria companhia que estão se deslocando para o município.

Esse esquema de emergência será apresentado pelo presidente da Cosanpa, Claudio Conde, na próxima quinta-feira (14), em Marabá, informou o órgão.

O racionamento de água em Marabá começou no último dia 30 de agosto e afeta os núcleos Nova Marabá e Cidade Nova. A Cosanpa informa que a equipe local já identificou os pontos sensíveis ao esquema e conta com o apoio da prefeitura Municipal de Marabá na cessão de carros-pipa para a distribuição de água nas folhas 17, 30 e 34 da Nova Marabá.

Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dos reservatórios da Bacia do Tocantins está com apenas 20% de volume útil, com uma Energia Natural Afluente (ENA) de apena 42 % da média histórica do período.

Fonte: G1



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>