Badalado

Notícias

Covid-19: Brasil ultrapassa EUA em percentual de imunização

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos na porcentagem de pessoas completamente imunizadas contra a Covid-19. Atualmente, a parcela de brasileiros que receberam duas doses ou imunizante de dose única é de 59,75%, ante 57,62% dos americanos. Os dados são da plataforma Our World in Data, gerida por pesquisadores da Universidade de Oxford.

Ainda que tenha largado atrás e enfrentado problemas de falta de vacinas, o Brasil acelerou o ritmo da imunização, especificamente a partir de agosto. Com o aumento na disponibilização de doses, a adesão da população brasileira passou a ser determinante para o cenário de hoje.

Tudo isso é reflexo de um forte histórico de campanhas de vacinação no país e da atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI), que, além de disponibilizar as vacinas, faz com que elas cheguem a áreas remotas.

Dados do Our World in Data apontam que os Estados Unidos ultrapassaram a marca de 50% de vacinados com duas doses em 7 de agosto, quando a cobertura vacinal no Brasil era menos da metade que isso, cerca de 21%.

Segundo informações reunidas pelo consórcio de veículos de imprensa, o Brasil bateu a marca de 50% de vacinados no dia 21 de outubro. Menos de um mês depois, aproxima-se agora da cobertura vacinal de 60%.

A vacinação com duas doses ou dose única não avançou tão rápido nos Estados Unidos após o país ter chegado à marca de 50%, indicando problemas de adesão vacinal. Com a liberação da vacinação de crianças nos EUA, a cobertura vacinal deve aumentar no país, mas não a ponto de colocá-lo novamente como um dos protagonistas da vacinação contra a covid-19.

Fonte: romanews.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>