Badalado

Notícias

Covid em alta: o que é comprovado e eficaz para proteção e que já se sabe que não ajuda na luta contra o vírus

Em dois anos e meio de pandemia, aprendemos que a transmissão do coronavírus ocorre pelo ar, que vacinas protegem e salvam vidas e que as máscaras funcionam.

Após dois anos e meio de pandemia, a ciência evoluiu no conhecimento do SARS-CoV-2, o vírus da Covid-19. Alguns conceitos foram derrubados, como a possibilidade de transmissão por objetos e superfícies.

Outras certezas se consolidaram, como a importância do uso de máscaras, o fato de transmissão ocorrer prioritariamente pelo ar e o protagonismo das vacinas no bloqueio de mortes e casos de Covid.

Agora, enquanto os casos passam por novo repique e autoridades alertam para a necessidade de aumentar novamente a proteção, o g1 lista abaixo atitudes e medidas de proteção que são consenso na ciência e outras que não fazem mais sentido:

Comprovado e efetivo️

✔️A transmissão ocorre pelo ar. As partículas (aerossóis) são expelidas quando falamos, espirramos, tossimos ou respiramos.

✔️A máscara PFF2 (ou N95) é a mais eficiente e capaz de evitar contaminação. A máscara cirúrgica vem em segundo lugar. O segredo, no entanto, é saber USAR a máscara de forma correta.

✔️As vacinas são a maior proteção contra a Covid. Elas não evitam o risco de infecção, mas mantêm uma proteção muito importante contra doença grave, internações e mortes.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>