Badalado

Notícias

Cúpula do Brics: Lula inicia primeiro dia de trabalho na África do Sul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta terça-feira (22) o primeiro de três dias de atividades da cúpula de líderes do Brics — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Lula chegou a Joanesburgo, capital da África do Sul, nesta segunda (21). A cidade será a sede do 15º encontro de chefes de Estado do bloco.

Segundo o embaixador Eduardo Saboia, do Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os líderes do Brics terá três temas principais:

  1. expansão do bloco — Lula já sugeriu a possibilidade de adesão da Arábia Saudita e da Argentina
  2. visibilidade para questões africanas — Lula tem se reaproximado de países da região
  3. e discussão sobre o uso de uma moeda comum para as transações comerciais entre os países do Brics

Além de Lula, estarão presentes à cúpula os presidentes Cyril Ramaphosa (África do Sul) e Xi Jinping (China), e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará de forma remota.

Nesta terça, os líderes participarão de um fórum empresarial. Na sequência, há previsão de um retiro, evento que reúne somente chefes de Estado e governo e ministros das Relações Exteriores. O chanceler russo, Sergei Lavrov, estará presente, segundo o governo brasileiro.

Além da agenda prevista às lideranças do Brics, neste primeiro dia de encontro, Lula terá como compromissos:

  • encontro com representantes do Congresso Nacional Africano (ANC)
  • diálogo do Fórum Empresarial do Brics
  • reunião no Retiro dos Líderes do Brics
  • e jantar de boas-vindas aos líderes do BRICS oferecido pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa

Antes da agenda de atividades de líderes do Brics, Lula também participará do programa “Conversa com o Presidente”, realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Agenda na cúpula

Lula participará de compromissos ligados à cúpula do Brics até quinta-feira (24).

Segundo agenda divulgada pelo Itamaraty, na quarta (23), o presidente estará presente à reunião de cúpula dos líderes do bloco, que deve ocorrer em duas sessões.

Na quinta (24), há previsão do encontro estendido com os países-membro do Brics e cerca de 40 países convidados, em sua maioria chefes de Estado e governo de nações interessadas em ingressar no bloco, vindos da África, da América do Sul, do Caribe e da Ásia.

Giro pela África

Após a cúpula do bloco, Lula seguirá em viagem por outros países do continente africano. Estão previstas visitas a Angola e São Tomé e Príncipe.

Esta é a segunda viagem do petista à África desde que tomou posse, em janeiro deste ano. Antes, ele fez uma passagem rápida por Cabo Verde, arquipélago africano no Atlântico.

Angola será o primeiro destino de Lula após os compromissos em Joanesburgo. O Itamaraty prevê que, entre outras agendas, ele deve se reunir com o presidente angolano, João Lourenço, e participar de encontro com empresários.

Em São Tomé e Príncipe, o presidente vai participar da Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>