Badalado

Notícias

Detentos confeccionam máscaras especiais para doação a profissionais de saúde em Marabá

Como forma de ajudar a combater a Covid-19, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) firmou parceria com a Clínica Reabilite para viabilizar a confecção de máscaras (tipo Face Shield), destinadas à doação para os profissionais de saúde lotados na rede de hospitais públicos e privados no sudeste do Pará. Nesta quarta-feira (29) foram entregues 40 unidades para o Hospital Regional do Sudeste Paraense, em Marabá, e 20 para o Hospital Unimed. Solicitações de outras unidades de saúde já estão sendo atendidas.

Doze custodiados do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama) e Central de Triagem Masculina de Marabá (CTMM), ambos em Marabá, participam da produção das máscaras. Já foram confeccionadas 150 máscaras, e até o início de maio serão entregues 500.

As máscaras Face Shield são equipamentos de proteção individual para uso na região frontal da cabeça pelos profissionais, pois possuem uma área de proteção que envolve olhos, nariz e boca. Elas estão sendo feitas com cano PVC branco, de 100 mm, folhas de acetato de 0,3mm, ligas de elástico e rebites de 0,2mm e 0,3mm.

Empatia e valores – O terapeuta ocupacional do Crama Rafael Marques Nunes, um dos idealizadores da iniciativa, disse que o projeto permite aos internos que os envolvidos desenvolvam empatia, solidariedade e valores morais. “O reeducando passa a compreender o contexto atual que estamos vivendo, buscando desenvolver habilidades e mecanismos de enfrentamento, tendo ciência que podem contribuir com seu melhor e, ao mesmo tempo, construir um conceito melhor de si mesmo. A elaboração de cada máscara permite uma nova impressão do sujeito encarcerado, que se oferece em defesa da sociedade”, ressaltou.

Ao utilizar a mão de obra carcerária, a Seap busca contribuir de várias formas no combate à Covid-19

Segundo o diretor de Reinserção Social, Belchior Machado, a Seap realiza todas as medidas possíveis para proteger os internos, os servidores e a sociedade em geral da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. “Estamos buscando contribuir de várias formas no combate à Covid-19, desde limpeza e desinfecção de órgãos à produção de equipamentos de proteção, como máscaras de proteção e protetor Face Shield. Cada unidade, com a mão de obra prisional, tem feito o que é possível no combate ao novo Coronavírus, demonstrando que estamos todos juntos nessa luta”, acentuou.

 

Fonte: www.agenciapara.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>