Badalado

Notícias

Dia da Mulher – Data será marcada com marcha

Mulheres participantes de movimentos sociais e coletivos, apoiadas por instituições feministas e órgãos municipais voltados aos direitos da mulher, realizam nesta quarta-feira (8), em Marabá, a Marcha do Dia Internacional da Mulher. Com concentração na Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira, às 7h30, a caminhada dará visibilidade à luta e ao empoderamento feminino, além de proporcionar maior integração entre as entidades que militam por mais direitos de gênero.

A marcha tem como tema ‘Respeito às Mulheres em suas diversidades’ e segue em direção à Cidade Nova, passando por órgãos públicos, como Câmara Municipal, Secretaria de Educação, Incra e Ministério Público.

“Temos no dia 8 uma data que vem como o resultado de reivindicações, de lutas das mulheres pelo exercício dos seus direitos sociais e políticos”, destaca Lanuzia Lobo Costa, presidente do Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e atual secretaria adjunta da Seasp (Secretaria Municipal de Assistência Social). Para ela é importante que eventos como esse aconteçam no município, uma vez que revela a necessidade da valorização da mulher.

O tema escolhido para o movimento é uma extensão do que está sendo trabalhado em todo o estado do Pará, retratando várias mulheres em uma única linha de representação para mostrar que todas são iguais em direitos e potenciais, como explica Gilmara Neves, também integrante do Comdim. “A gente está aí com uma reforma da previdência que vai massacrar de forma geral os direitos da mulher e não podemos ficar de braços cruzados. Temos que dar um basta não só à violência, mas também aos espaços que estão nos negando”, destacou.

Para Júlia Rosa, coordenadora especial de políticas públicas para as mulheres, a mobilização dos órgãos e movimentos sociais femininos é necessária para trabalhar o fortalecimento da classe. “No sentido de que essas políticas sejam fortalecidas e viabilizadas na base, lá no centro de saúde, próximo de onde a dor da mulher é sentida com mais intensidade”.

Ações integradas reforçam empoderamento feminino

Para dar visibilidade à importância das políticas públicas voltadas para o público feminino, instituições de Marabá juntamente com órgãos municipais realizam durante todo o mês de março atividades que tratam de saúde, empoderamento, formação e identidade da mulher. De acordo com Lanuzia, as ações integradas visam promover e reforçar debates junto ao público feminino.

“Promover uma roda de conversa, em que a gente consiga debater temas que são relevantes para as mulheres hoje em dia, para que a gente possa colocar isso na politica pública de Marabá e inserir as mulheres para que elas alcancem seus direitos”, confirmou. Segundo ela, toda sexta-feira de março terá uma programação voltada para o mês das mulheres, com atividades em postos de saúde de todos os núcleos da cidade.

A abertura do evento aconteceu na semana passada e nesta terça-feira (7) haverá homenagem às mulheres na Câmara Municipal de Marabá, às 19 horas. Na quarta-feira (8), além da marcha, a população feminina tem acesso também a uma palestra do Movimento Margaridas, que debate o tema ‘Direitos da Mulher Idosa’ na sede do Senai, na Nova Marabá.

Na quinta-feira (10), mulheres são orientadas sobre ‘Saúde, sexualidade e prazer no Posto de Saúde da Laranjeiras, e também no Crama, onde acontece palestra que trata ‘Autoestima e violência’.

O trabalho realizado junto aos postos tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com palestras de profissionais da área. “No final da sexta-feira, a gente tem também uma mesa redonda que vai contar com profissionais de diversas áreas debatendo temas referentes ao gênero, com a presença de dermatologistas, ginecologistas, psicólogos, educadores, assistentes sociais e advogados”, informou a presidente do Comdim.

A conselheira Gilmara destacou a atuação dos movimentos, que vão trabalhar durante todo o mês de março o empoderamento, a autoestima, a mulher no mercado de trabalho, a educação e também a violência. “Pegando um gancho do que já vínhamos trabalhando em 2016, quando tivemos muitas situações de mulheres violentadas e não só fisicamente, mas também em nível de saúde e espaço”, frisou.

Estão à frente da organização do mês das mulheres: Lanuzia Lobo Costa, presidente do Comdim e secretaria adjunta da Seasp; Socorro Valadares, secretária executiva do Comdim; Letícia Werneck, produtora de eventos sociais; Gilmara Neves, membro do Fórum Permanente de Mulheres de Marabá e conselheira do Comdim; Júlia Rosa, coordenadora especial de políticas públicas para as mulheres e membro do Fórum Permanente de Mulheres de Marabá; e Denise Oliveira, voluntária.

Programação do evento

08/03 – Marcha da Mulher

08/03 – Palestra – Movimento de Mulheres Margaridas – Mulher Idosa (18:30 SENAI)

10/03 – Posto de Saúde da Laranjeiras – Saúde, Sexualidade e Prazer – Dr. Nagilson

10/03 – Crama – Heide e Julia Rosa (Violência e Auto Estima)

11/03 – Palestra no Arco Iris da Justiça sobre Empoderamento

17/03 – Nova Marabá – (Crismu Folha 33) – Auto Estima – Lanuzia Lobo e Lorena Fabini

18/03 – Nei Fernando Pessoa – Violência Sexual – (9 horas) – Tábata Veloso

24/03 – Complexo São Félix /Morada Nova (Posto de Saúde Maria Bico Doce) Dra. Poliana Gonçalves

31/03 – Liberdade – Violência Doméstica – Basta! (AMMA) Dra. Claudia Chini, Prof. Lorena Fabini

 

(Nathália Viegas)

Fonte: CT ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>