Agentes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apreenderam 71,3 metros cúbicos de madeira serrada com nota fiscal irregular na rodovia BR-230, a Transamazônica, em Marabá, sudeste do Pará. A apreensão ocorreu no sábado (9) e foi divulgada neste domingo (5) pela Sefa.
A carga apreendida foi encontrada em duas carretas que passavam pela região com destino a dois outros estados brasileiros. O primeiro veículo havia saído do Tailândia com destino a Barro Alto, na Bahia. O segundo caminhão saiu de Senador José Porfírio, sudoeste do estado, com destino a Itabaiana, Sergipe.
“Ao fazer a análise dos documentos fiscais, a equipe da fiscalização verificou que as notas fiscais tinham sido duplicadas. Chamamos isso de nota viajada, quando tentam burlar a fiscalização de trânsito de mercadorias utilizando notas fiscais já usadas por outro veículo, para não pagar o imposto devido”, explicou o coordenador da Sefa da Unidade Carajás, Gustavo Bozola.
Foram lavrado dois Termos de Apreensão e Depósito (TADs), que somaram mais de R$ 10 mil. O valor total da carga foi avaliado em R$ 34.335,00. A equipe da Sefa acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para verificar a autenticidade da documentação ambiental.