Circula nas redes sociais uma foto de um avião militar lotado de pessoas (nenhuma delas com burca) acompanhada de legendas que a identificam com a fuga de pessoas do Afeganistão após o Talibã retomar o poder no país. É #FAKE.
Milhares de pessoas invadiram a pista no aeroporto internacional de Cabul nesta segunda-feira (16), e multidões tentaram entrar em aviões para deixar o Afeganistão, agora dominado pelo Talibã.
A foto viral, no entanto, é antiga, de 2013, e foi feita nas Filipinas pela Força Aérea Americana. A imagem mostra o resgate de 670 pessoas da cidade de Tacloban em um avião C-17 Globemaster III para a capital, Manila, após a passagem do tufão Haiyan. É possível ver que não há nenhuma mulher com burca, vestimenta comum no Afeganistão. Nas Filipinas, 80% dos habitantes são católicos.
A legenda diz que o C-17 da Base Conjunta de Pearl Harbor-Hickam auxiliou a base aérea de Clark, nas Filipinas, em apoio à Operação Damayan, um esforço de assistência humanitária e alívio em desastres. Além do transporte seguro dos passageiros, a tripulação baseada em Hickam também entregou com sucesso mais de 100 mil libras de carga.
É #FAKE que foto mostre avião C-17 lotado no Afeganistão em 2021 — Foto: Reprodução
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!