Nesta segunda-feira (14), o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP) recebeu 25 aparelhos celulares do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, por meio da 1ª Vara Criminal de Marabá. Os aparelhos são das marcas Alcatel, Asus e Blu. De acordo com Josiane Soares, coordenadora do CAP, a solicitação que também havia sido feita a outras instituições e órgãos partiu do próprio centro diante da necessidade econômica de alguns alunos, dificultando o acesso a aulas remotas e até mesmo o contato com o centro.
“Os celulares serão distribuídos para crianças que as famílias às vezes tem um só celular para atender vários filhos. Uma das dificuldades nas aulas on-line que enfrentamos durante a pandemia foi essa questão. Foi feito um levantamento por nós e já identificamos quais são essas crianças e agora vamos atender a necessidade delas”, enfatiza a coordenadora.
O professor Márcio Ribeiro, do setor de tecnologia assistiva e produção de materiais, disse que agora os aparelhos serão preparados para os alunos cegos e de baixa visão.
“Vamos primeiro fazer testes para saber o desempenho dos celulares, se os processadores são adequados para alguns aplicativos de acessibilidade e tecnologia assistiva para depois instalá-los compatíveis com cada deficiência”, explica o professor.
O CAP atua no contraturno dos alunos e disponibiliza ônibus para os que moram distante ou que não tenham como se encaminhar ao local. O centro atende 105 alunos, sendo 85 da rede municipal de ensino e o restante da comunidade.
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!