Badalado

Notícias

Eleições em MG: Enquanto Lula se aproxima de Kalil, Bolsonaro faz de tudo por apoio de Zema, avalia Bruno Carazza

Colunista do Valor Econômico diz que candidatos mineiros protagonizam uma eleição polarizada ‘de dentro para fora”, que faz com que Lula e Bolsonaro busquem apoio.

A corrida pelo governo de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, vem influenciando a disputa nacional. O ex-prefeito da capital Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) e o atual governador Romeu Zema (Novo) protagonizam uma eleição polarizada “de dentro para fora”, que faz com que os principais candidatos à Presidência busquem seus respectivos apoios.

É o que descreve o economista mineiro Bruno Corazza em entrevista à Renata Lo Prete.

“Lula se aproximou de Kalil. Kalil tinha uma identidade identificação muito mais forte com Ciro, e o Lula vem a Minas para buscar o apoio do Kalil. O Bolsonaro, por outro lado, tem feito de tudo para conseguir o apoio do Zema nas eleições. Então, é uma eleição invertida nesse sentido nacional versus regional”, explica.

O colunista do jornal “Valor Econômico” e autor do livro “Dinheiro, eleições e poder” ainda lembra que em Minas Gerais a presença do Estado é forte. Isso se explica pela arrecadação alta, tanto do governo quanto das mais de 800 prefeituras e, portanto, leva a um quadro amplo de servidores públicos.

Zema tem, além da tendência à reeleição natural, uma associação com boa administração e uma recuperação nas contas públicas. Kalil tem a liderança de Lula entres os mineiros a seu favor, apostando nessa transferência de votos. E é por isso mesmo que Bolsonaro tenta forçar a associação com Zema para ganhar votos, exatamente o que o empresário fez há quatro anos.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>