Badalado

Notícias

Eleitoras com mais de 100 anos fazem questão de ir às urnas: ‘Vou votar com muito amor’

No Paraná, 50 eleitores centenários fizeram questão de ir às urnas no primeiro turno das eleições em 2022. Segundo turno do pleito é neste domingo (30).

Quase 370 mil eleitores que não são obrigados a votar foram às urnas no primeiro turno da eleição no Paraná. Por lei, o voto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com idade entre 16 e 18 anos

No primeiro turno, 50 eleitores com mais de 100 anos fizeram questão de exercer a cidadania no estado. Uma delas é Ernestina Dino Meister. Aos 102 anos, ela disse que, enquanto tiver forças, vai continuar votando.

“Gosto muito de votar e vou votar com muito amor.”

A aposentada mora em Irati, na região central do Paranpa, contou que teve a oportunidade de presenciar vários acontecimentos que mudaram a sociedade e também a política, do Paraná e do Brasil.

Um desses marcos foi a Revolução de 1930, quando Getúlio Vargas assumiu a presidência do Brasil.

“Nós corríamos na beira da linha com meu irmão num barranco para ver os soldados passarem […] Quando eles paravam na estação o pai corria lá em casa mandar deixar tudo fechado até o trem sair”, recordou Ernestina.

A eleitora destacou entre as dificuldades que enfrentou na juventude o fato de não ter tido a oportunidade de estudar.

“Eu tinha uma vontade tão grande de estudar, mas ‘filha mulher não precisa aprender a ler, precisa aprender a ser dona de casa’, era o que o meu pai dizia. ”

Ernestina nasceu em 1920. Ela tinha 12 anos quando foi permitido que as mulheres votassem pela primeira vez no Brasil.

“Se a gente pode falar, pode caminhar um pouco, porque a gente também não pode ser um cidadão? Enquanto eu viver eu quero votar. ”

Votar pelo futuro

Outra eleitora centenária que fez questão de exercer a cidadania no primeiro turno das eleições esse ano foi Antônia Vaz, mais conhecida como vó Antônia.

A senhora de 110 anos foi logo cedo registrar o voto acompanhada da neta, em Pato Branco, no sudoeste do estado.

“Muito importante as pessoas virem votar para ajudar no futuro do Brasil”, afirmou.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>