Badalado

Notícias

Eleitores de Ohio dizem ‘não’ à manobra republicana para dificultar o aborto

Os eleitores de Ohio rejeitaram de forma contundente uma manobra republicana para emendar a Constituição do estado antes da votação em novembro para garantir o acesso ao aborto.

A medida, conhecida como Questão 1, fracassou nas urnas, numa vitória clara para os grupos de defesa dos direitos reprodutivos. Se aprovada, a proposta teria aumentado de uma maioria simples para 60% o limite dos votos necessários para alterar a Constituição por referendo popular.

Manobras parecidas foram rechaçadas anteriormente por eleitores de estados de tendência conservadora, como Kansas, Michigan e Kentucky, num indício de que a maioria dos americanos é amplamente favorável às proteções do aborto, como apontam as pesquisas de opinião.

Desde que a Suprema Corte eliminou, no ano passado, o direito nacional das mulheres ao aborto, derrubando a histórica decisão Roe x Wade, que vigorava no país há quase meio século, várias tentativas foram concebidas com o objetivo de mudar, por referendo, as constituições estaduais e tornar mais difícil o acesso à interrupção da gravidez.

Os defensores dos direitos à interrupção da gestação obtiveram vitórias nos seis estados que apresentaram essas medidas. Em Ohio, que nas duas últimas eleições votou em Donald Trump, não foi diferente.

Os eleitores perceberam a artimanha arquitetada por líderes republicanos como um movimento para inviabilizar um referendo programado em novembro para consagrar o direito ao aborto na Constituição estadual.

A votação foi maciça nesta terça-feira (8), a despeito de agosto ser mês de férias no Hemisfério Norte. Com 97% dos votos apurados, o “não” à proposta de emenda à Constituição venceu por 56,7% contra os 43,3% que se mostraram favoráveis.

“A democracia venceu”, reagiu o presidente Joe Biden.

Após a derrota judicial na Suprema Corte, no ano passado, ele ressaltou que somente o eleitor teria poder para responder, com o voto, à derrubada do direito ao aborto. O apelo de Biden parece ter surtido efeito.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>