Badalado

Notícias

Em 5º dia de operação na Maré, moradores relatam intenso tiroteio; um suspeito morreu

PMs foram para a parte do complexo dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), a 2ª maior facção criminosa do tráfico do RJ.

A Polícia Militar iniciou nesta segunda-feira (16) o 5º dia de operações na Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. PMs foram para a parte do complexo dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), a 2ª maior facção criminosa do tráfico do RJ.

Até a última atualização desta reportagem, segundo a PM, um suspeito foi morto em confronto.

Nesta segunda, também começa o reforço da Força Nacional nas estradas do RJ.

Moradores da Baixa do Sapateiro, Nova Holanda, Parque União e Vila dos Pinheiros relataram intenso tiroteio no início da manhã.

A PM afirmou que, na entrada da comunidade, agentes em um blindado “recebidos a tiros por elementos armados, e houve confronto no local”.

“Após o término dos disparos, os policiais foram realizar o vasculhamento pelos becos da comunidade e se depararam com um homem armado. Houve troca de tiros, e o suspeito caiu no chão, mas foi socorrido e levado para o Hospital Getúlio Vargas, onde veio a óbito”, detalhou.

Uma arma foi apreendida, e o caso foi registrado na Delegacia de Homicídios da Capital.

Com a operação, 41 escolas municipais foram impactadas, afetando 13.799 alunos. Uma unidade adiou a entrada para as 9h. Na rede de saúde, 4 postos não abriram.

As operações até aqui

Na semana passada, foram 24 presos e pelo menos 1 morto em confronto. Agentes apreenderam 14 fuzis.

Segunda-feira, 9: equipes tentaram prender chefes do Comando Vermelho (CV), a maior facção do RJ e rival do TCP e das milícias. Agentes foram para Nova Holanda e Parque União, comunidades da Maré sob domínio do CV; para a Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha; e para a Cidade de Deus. Dos 60 mandados de prisão expedidos, 6 foram cumpridos, e outras 3 pessoas, pegas em flagrante. Entre o material apreendido estava o que seria uma carga de fentanil, um anestésico 50 vezes mais viciante que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina.

Terça-feira, 10: o alvo foi o TCP. Na Maré, policiais estiveram em 8 localidades, como a Vila do João e a Vila dos Pinheiros, a fim de cumprir os 54 mandados de prisão restantes. Agentes logo cedo retomaram naquela região o clube que tinha sido transformado em um “centro de treinamento tático” do tráfico. Três pessoas foram presas. Também foi apreendido um adolescente que confessou ter atirado uma bomba caseira durante um assalto a um ônibus.

Quarta-feira, 11: as ações foram nos complexos da Maré, de Israel e do Chapadão, também do TCP, com 12 presos. Na Maré, moradores denunciam que policiais do Bope e da Core invadiram casas e revistaram celulares sem autorização judicial. Diferentemente dos outros dias da ofensiva, a imprensa não pôde acompanhar do Centro Integrado de Comando e Controle a movimentação das tropas. No início da semana, imagens de drones da polícia e de câmeras corporais dos policiais foram transmitidos e vistos por todos no CICC.

Sexta-feira, 13: O Bope foi para as comunidades Vila dos Pinheiros e Salsa e Merengue, controladas pelo TCP. Outra equipe do Bope foi para a Chacrinha, na Praça Seca, na Zona Oeste. Lá, agentes apreenderam um fuzil, e um suspeito morreu durante o confronto.

Fonte: www.g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>