Badalado

Notícias

Em Marabá: baixa procura de vacina contra a gripe preocupa governo

A procura por vacinas contra a gripe está abaixo do esperado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Marabá. No último fim de semana, mais de 50 pontos de imunização foram disponibilizados à população no ‘Dia D’, no entanto apenas 25% do público-alvo foi vacinado. O município recebeu 54 mil doses do Ministério da Saúde desde o começo da campanha contra a influenza, iniciada em 17 de abril, e tem como meta vacinar, no mínimo, 80% das pessoas do grupo de risco.

Antes do ‘Dia D’, a cobertura vacinal no município estava em 10% e, depois do último sábado (13), este número subiu para 25,3%, o que corresponde a 13.654 pessoas. Para a Secretária Municipal de Saúde (SMS) o número é preocupante, uma vez que a campanha está na sua reta final e não alcançou nem 50% do público a que se destina.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Solange Freire, é necessário que as pessoas incluídas no grupo de risco procurem o posto de saúde mais próximo em busca de imunização.

A enfermeira lembra que a gripe, mesmo não sendo grande causadora de mortes, prejudica a vida de muitas pessoas, e que quando ataca crianças e idosos, acaba abrindo espaço para doenças oportunistas como pneumonia e tuberculose. Os grupos prioritários com maior número de vacinados foram o dos idosos (60 anos ou mais), com 5.285 doses aplicadas; crianças de dois a cinco anos, 2.621 vacinadas; e crianças de até dois anos, com 1.860 imunizações.

A novidade da campanha é que a partir deste ano, podem ser vacinados professores da rede pública e privada; crianças de seis meses a menos de cinco anos; gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas com 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas; trabalhadores da saúde; pessoas privadas da liberdade e agentes prisionais. A imunização segue nas unidades básicas de saúde até o término da campanha, previsto para o dia 26 de maio.

Sespa

A unidade da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) que há em Marabá é responsável pela condução de programas estratégicos do governo estadual junto a 23 municípios da região sudeste. “O governo do estado hoje mantem todo o serviço de imunização e também os medicamentos dos programas do Ministério da Saúde”, confirmou Geraldo Pereira Barroso, diretor da Sespa em Marabá. Segundo ele, as doses são recebidas na sede e depois redistribuídas para as cidades.

“Inclusive, a gente aproveita a oportunidade e chamamos a população para comparecer às unidades de saúde para fazer a vacinação contra a gripe, para o pessoal ter esse acesso e a gente não deixar de imunizar quem deve”, destacou.

(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho e Ascom PMM)

Fonte: CT ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>