Badalado

Notícias

Em Marabá militar do Exército morre durante treinamento

A segunda-feira (15) foi trágica para a família do 3º sargento do Exército, Daniel Dedablio Poczwardowski, de 29 anos, que morreu por volta do meio-dia, durante um treinamento denominado Estágio de Caçador Militar, realizado pelo 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), em Marabá. Outros quatro militares também passaram mal durante o mesmo treinamento e precisaram ser hospitalizados.

Em nota à Imprensa divulgada já após às 19 horas de ontem, após consulta da Reportagem, o Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva disse lamentar profundamente a morte do sargento, que “sentiu-se mal e, após receber os primeiros socorros no local da instrução, foi evacuado para o Hospital de Guarnição de Marabá, onde não resistiu e faleceu.”

O comando confirmou, na mesma nota oficial, que, além do sargento Poczwardowski, outros quatro militares se sentiram mal e tiveram de ser medicados no Hospital de Guarnição de Marabá, mas estavam em condições estáveis.

Ainda de acordo com o Exército, será instaurado um Inquérito Policial Militar, com o objetivo de apurar em que circunstâncias ocorreram os fatos que resultaram no falecimento do militar, “na forma do que está previsto no ordenamento jurídico vigente.”

“O Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva está proporcionando todo o apoio necessário à família do 3º sargento Poczwardowski”, diz trecho da nota oficial.

Embora o caso tenha ocorrido por volta de meio-dia, somente no final da tarde é que o corpo do militar foi conduzido até o Instituto Médico Legal (IML) de Marabá, onde foi montado um esquema de isolamento, impedindo o acesso de repórteres ao local.

Quem era a vítima

Sargento Poczwardowski era natural de Guaraí (RS) e veio para o Pará a serviço o Exército, instituição na qual ingressou em 2009, tendo cursado Escola de Sargento de Armas. Aqui em Marabá, conheceu e casou com a sua esposa e, com ela chegou a mudar-se de novo para o seu estado de origem nos últimos anos, servindo em Santa Cruz do Sul (RS). De lá, há cinco meses, retornaram ao Pará, tendo ele sido transferido para o 51º BIS, em Altamira, sua atual lotação. A vinda a Marabá, onde perdeu a vida, foi por contingência do treinamento.

O sargento também participou do último envio de tropas de Marabá ao Haiti para participação no contingente da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), no ano de 2014. Era tido como um militar dedicado e orgulhoso da sua profissão. Ele provavelmente seria promovido ainda este ano.

O jornal apurou informalmente, já na noite de ontem, que o corpo será transportado para Belém, de lá em avião da FAB para Porto Alegre (RS) e mais um trecho de carro até a cidade natal, onde residem os pais de Daniel. A viúva vai acompanhar a trasladação do corpo.

Síntese

Durante treinamento denominado Estágio de Caçador Militar, realizado pelo 52ºBIS, em Marabá, o sargento Poczwardowski acabou perdendo a vida, enquanto outros quatro militares passaram mal e tiveram de ser levados ao hospital. Um Inquérito será instaurado para apurar em que circunstâncias ocorreram os fatos que resultaram no falecimento do militar.

(Chagas Filho)

 

Foto:Evangelista Rocha

Fonte: CT ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>