Badalado

Notícias

Em Marabá obras do Hospital Regional do Sudeste do Pará serão retomadas

Após quatros anos paralisadas, as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), enfim, serão retomadas. Na última quinta-feira (11), representantes do Governo do Estado, da instituição e da empresa responsável pela construção, a Construnova, assinaram em Marabá a Ordem de Serviço para a conclusão do prédio. Com a reestruturação, 30 novos leitos serão adicionados, além dos serviços de hemodinâmica e hemodiálise que passarão a ser realizados na unidade. O contrato para início das obras, que estão previstas para serem concluídas em 10 meses, será assinado no próximo dia 18.

De acordo com Valdemir Girato, diretor do HRSP, com a reforma do local, tratamentos que hoje são feitos na capital, vão ser regionalizados. Ademais, será ampliado o centro cirúrgico e também a unidade emergencial. “Com isso, o hospital terá uma nova produção após a finalização do serviço. Hoje, a gente realiza em média 280 cirurgias por mês e o hospital vai passar a fazer de 450 a 500. No primeiro momento, será feito só o projeto físico, que é referente a todas as construções e reformas. E durante o processo todo, a gente vai fazer a aquisição de equipamentos”, confirmou.

Para ele, um dos benefícios mais importantes da reestruturação será a construção do Centro de Hemodiálise, com adição de 20 máquinas. “A gente vai deixar de fazer os Tratamentos Fora de Domicílio, em Belém, e todo o procedimento de AVC’s serão realizados aqui”, destacou. Inicialmente, as novas adequações deveriam estar funcionando desde 2015, já que a ampliação foi iniciada em 2013. Para a conclusão da parte física do prédio foram licitadas seis empresas e a Construnova foi a ganhadora. Ela terá até 10 meses para concluir todo o cronograma.

“Serão oito etapas, é uma reforma completa do que foi iniciado e que, no momento, está inadimplente de construção. A princípio, serão empregados em torno de 50 a 60 homens, incluindo técnicos, almoxarifes, vigias e a parte de logística e mobilização da obra”, repassou o engenheiro da empresa, Geraldo Camilo Júnior. O valor total da obra custará R$7,5 milhões aos cofres do estado.

Acesso

Representando a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, a secretária adjunta Heloisa Guimarães, falou que o principal objetivo das obras é facilitar o acesso dos pacientes. “Queremos que as pessoas, cada vez mais, consigam ter acesso a uma saúde pública de qualidade, resolutiva, em que elas possam realmente se sentir acolhidas em um momento de dor”, declarou. Segundo ela, cerca de três milhões de pessoas da região sudeste do estado vão ser beneficiados pela reestruturação do HRSP.

Para o diretor regional da Sespa em Marabá, Dr. Geraldo Pereira Barroso, haverá melhoria nos serviços e mais especializações na unidade reformada. “E vamos tornar aquilo que é o objetivo desse hospital, fazer dele um hospital escola para a gente resolver a maioria das coisas em termo de saúde na região”.

Usuários

O Jornal CORREIO conversou com pacientes do HRSP para entender, aos olhos dos usuários, as principais carências da unidade. Uma das pessoas ouvidas, Cristiano Sousa Fernandes, que passou 26 dias internado no local em decorrência de um acidente, disse que a necessidade de ampliação da ala cirúrgica. Para ele, devido a grande demanda, é preciso que tenha uma estrutura melhor para atender a todos.

Já Renato Sampaio Nunes Santos saiu de Rondon do Pará para realizar um exame de ressonância magnética no hospital regional. Ele declarou ter gostado do atendimento e, apesar de não fazer críticas à unidade, disse que a adição de mais leitos vai melhorar ainda mais o serviço prestado.

Saiba Mais – As obras de reforma e ampliação do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) vão proporcionar a adição de 30 novos leitos, passando dos 115 atuais para 145.

(Nathália Viegas com informações de Josseli Carvalho)

Fonte: CT ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>