Badalado

Notícias

Enem 2023: inteligência artificial é principal aposta de professores para tema da redação; polêmicas, como aborto, devem ficar de fora

É impossível saber com certeza o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes da aplicação da prova, mas dá para “apostar” nos assuntos mais prováveis.

Contexto: O Enem 2023 acontece nos dias 5 e 12 de novembro, com provas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e uma redação dissertativa-argumentativa. A redação é a única parte escrita do exame e é aplicada no primeiro domingo de provas.

Para 2023, uma unanimidade entre professores ouvidos pelo g1 é a inteligência artificial. Segundo eles, o tema é atual, relevante e traz problemas latentes que podem impactar a sociedade.

“O ‘boom’ do ChatGPT e o lançamento de outras ferramentas de inteligência artificial neste ano abriu um precedente que pode justificar o assunto como tema do Enem. A falta de políticas públicas regulatórias e de mecanismos de controle destas ferramentas são exatamente o tipo de gancho que o Enem gosta de explorar”.

As professoras Daniela Toffoli, do Curso Anglo, Tatiana Nunes Camara, do colégio Mopi, Julia Ferreira, plataforma Redação Nota 1000, concordam, e reforçam que os estudantes precisam estar atentos às discussões sobre o tema.

No Brasil, o assunto já foi discutido no Congresso Nacional em reunião do Conselho de Comunicação Social (CCS), que considera a regulamentação da inteligência artificial necessária e emergencial.

Pelo mundo, a temática também é alvo de amplo interesse, com literatura produzida sobre o tópico, como os trabalhos do cientista da computação e escritor taiwanês Kai-Fu Lee.

Outras apostas

Outra grande aposta dos professores é o meio ambiente e as mudanças climáticas, especialmente diante das recentes catástrofes naturais que assolaram o Brasil e o mundo.

“Muitas tragédias, como as que ocorreram em Petrópolis em 2022, em São Sebastião em 2023 e, também, atualmente, o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul com o ciclone e as fortes chuvas, além da onda de calor intensa, que resultou, em São Paulo, no registro de 36,5ºC, a maior temperatura da história para setembro, são alguns dos aspectos que demonstram a relevância da temática”.

Além deste, outros temas apontados como prováveis pelos professores são:

Trabalhos análogos à escravidão;

Mudanças climáticas;

Exclusão digital;

Direito das crianças;

Terras indígenas e Marco Temporal.

Atenção: mesmo que nenhum destes temas venha a ser cobrado na redação do Enem, eles podem ser usados para redações de treino antes do exame. Vale lembrar que a recomendação dos especialistas é produzir pelo menos uma redação por semana até a prova.

Atenção ao tema proposto

O participante do Enem deve estar atento ao enunciado do tema proposto para garantir a melhor compreensão do que é pedido e evitar a temida fuga ao tema.

Isso pode acontecer, por exemplo, caso o tema especifique um recorte nacional do assunto proposto, mas o aluno escreva sobre um aspecto mundial.

“Se a proposta fala em ‘Brasil’ ou ‘sociedade brasileira’, como aconteceu nas edições de 2020 e 2021, o mais indicado é que o aluno evite trazer acontecimentos internacionais para evitar a fuga ao tema. Agora, se não houver esse recorte, como em 2018, ele pode, sim, trazer outras ocorrências além do Brasil”.

O que não deve cair

Além do que pode ser tema da redação, Daniella Toffoli também aposta no que não deve ser proposto no exame.

A coordenadora de linguagens do Curso Anglo avalia que o Enem pode trazer temas cuja causa principal tenha origem em alguma falha do governo. No entanto, o exame não tem histórico de trazer temas muito polêmicos.

“A questão do aborto, por exemplo, que estava em votação e teve, recentemente, o voto da [ministra do Supremo Tribunal Federal (STF)] Rosa Weber a favor da descriminalização, é algo que acho que não tem chance de aparecer no Enem”.

Apesar de atual, relevante e se tratar de um problema de saúde pública, a especialista considera que a votação é muito recente e, além disso, é um tema que não tem o perfil do exame.

Temas mais recentes de redações do Enem

Enem regular:

2022: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”

2021: “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”

2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”

2019: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”

2018: “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”

2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

Reaplicação 2016: “Caminhos para combater o racismo no Brasil”

2016: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

Enem PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade) e reaplicação:

2021: “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”

2020: “A falta de empatia nas relações sociais no Brasil”

2019: “Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças”

2018: “Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil”

2017: “Consequências da busca por padrões de beleza idealizados”

2016: “Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil”

Fonte: www.g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>