Cerca de 50 mil estão nesta situação. Receio é que, pelo cronograma, eles só poderão aplicar para a nova data depois que o Enem já tiver passado. Ou seja, terão faltado nos dias 5 e 12 de novembro sem ter o pedido confirmado.
O ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu nesta terça-feira (31) que os cerca de 50 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 alocados para fazer a prova a mais de 30 km de suas casas não serão prejudicados e poderão realizar o exame em dezembro se assim o desejarem.
Contexto: O receio por parte dos estudantes é que, pelo cronograma, eles só poderão aplicar para a nova data depois que o Enem já tiver passado. Ou seja, terão faltado nos dias 5 e 12 de novembro sem ter ainda o pedido de nova data confirmado, uma vez que o prazo para fazer isso será de 13 a 17 de novembro.
— Camilo Santana, ministro da Educação
A declaração do ministro foi dada durante evento da pasta em Brasília e é a sua primeira manifestação pública após as reclamações de inúmeros candidatos. Em alguns casos, a distância ultrapassa 100 quilômetros sendo que, pelo contrato com a empresa aplicadora, não deveria passar de 30 quilômetros.
O ministro reconheceu que a empresa aplicadora do Enem descumpriu o contrato neste ponto e reafirmou o compromisso da pasta com aqueles que foram prejudicados.
O calendário fica o seguinte:
Datas originais do Enem: 5 e 12 de novembro
Prazo para pedir a aplicação em nova data: 13 a 17 de novembro (apenas para quem tiver sido alocado a mais de 30 km de distância de casa por erro da organização – e não porque marcou errado na hora da inscrição)
Novas datas do Enem: 12 e 13 de dezembro
O que os alunos prejudicados precisam fazer? O Inep disponibilizará, na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante), uma aba específica para que inscritos peçam para participar do Enem na nova data.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que só terão direito a solicitar a aplicação em uma nova data quem tiver sido afetado pelo erro da empresa.
Ou seja, aqueles candidatos que escolheram, por engano, um município de aplicação de prova a mais de 30 km de seu endereço não poderão fazer a solicitação de nova data.
Segundo Palacios, esse erro é comum no período de inscrições do Enem pois o estudante acaba confundido o nome de seu bairro com o nome de um município, por exemplo. Neste caso, a responsabilidade é do próprio candidato.
Os locais de prova onde cada candidato fará o Enem estão no cartão de confirmação, na Página do Participante.
O que é cartão de confirmação? É o documento em que o candidato pode consultar o local de prova. Lá, também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo).
Como consultá-lo? Para acessar o cartão de confirmação, basta entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante) e fazer o login com CPF e senha. Aparecerá uma notificação em destaque para consultar o cartão.
Apesar de a impressão do cartão não ser obrigatória, a recomendação do Inep é imprimir e levar esse cartão nos dias de exame para não confundir o endereço onde prestará o Enem.
Fonte: www.g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!