Badalado

Notícias

Escola tem 7 mil luzes acesas desde 2021; ninguém consegue desligá-las

Uma escola pública de Massachusetts, nos EUA, está com as luzes acesas desde agosto de 2021 devido a uma falha no software que controla o sistema de iluminação do prédio, que conta com aproximadamente 7 mil lâmpadas. Há mais de um ano e meio, ninguém consegue desligá-las.

O sistema de iluminação instalado na Minnechaug Regional High School, na cidade de Wilbraham, foi construído há mais de uma década e tinha como objetivo economizar dinheiro e energia. Mas desde que o software que o controla falhou em 24 de agosto de 2021, as luzes da escola nos subúrbios de Springfield estão acesas continuamente, custando uma pequena fortuna aos contribuintes.

“Estamos cientes de que isso está custando aos contribuintes uma quantia significativa de dinheiro”, disse Aaron Osborne, superintendente assistente de finanças do Distrito Escolar Regional de Hampden-Wilbraham, à NBC News. “E temos feito tudo o que podemos para resolver esse problema”.

Osborne disse ser difícil precisar quanto dinheiro está sendo gasto com a iluminação contínua, porque durante a pandemia e após ela, os custos de energia flutuaram muito. “Eu diria que o impacto líquido está em milhares de dólares por mês, em média”, disse Osborne.

A escola usa lâmpadas fluorescentes e LED altamente eficientes, explicou o assistente de finanças. Segundo ele, quando possível, os professores removem manualmente as lâmpadas das luminárias nas salas de aula, enquanto os funcionários desligam os disjuntores não conectados ao sistema principal para apagar algumas das luzes externas.

Em carta encaminhada em agosto do ano passado ao Distrito Escolar Regional de Hampden-Wilbraham, vereadores da cidade de Wilbraham afirmaram que, ainda assim, manter as luzes acesas na escola durante todo o tempo seria um desperdício notável de dinheiro do contribuinte.

“A imagem que se tem é de desperdício, em uma época em que muitas famílias nas comunidades atendidas pelo distrito estão lutando com seus próprios custos de energia”, escreveram eles.

O problema, segundo a diretoria da escola, está perto de ser resolvido. Paul Mustone, presidente da Reflex Lighting Group, disse que as peças necessárias para substituir o sistema de iluminação finalmente chegaram da fábrica na China e eles esperam fazer a instalação durante as férias escolares, em fevereiro.

 

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>