Badalado

Notícias

Estudantes fazem Simulado de evacuação da UHE Tucuruí

Cerca de 900 crianças e adolescentes participaram, pela manhã, do exercício de emergência nesta terça-feira (21/11). Ao toque das sirenes, eles deixaram as escolas municipais e seguiram para o ponto de encontro.

Um ambiente lúdico e de muita informação marcou o primeiro dia de simulado destinado às comunidades que vivem em torno da UHE de Tucuruí. Os alunos receberam instruções sobre como agir em uma situação real de perigo. Às 9h, quando as sirenes tocaram, os estudantes esvaziaram as escolas e seguiram para o ponto de encontro mais próximo onde participaram das atividades do Plano de Ação de Emergência (PAE).

No local, as crianças e adolescentes participaram de diversas atividades lúdicas e interativas. No espaço kids montado no Instituto Federal de Educação (IFPA), pintaram o rosto, brincaram no pula-pula. Quem saiu de casa com seu animal de estimação também recebeu um cuidado especial . Os pets tiveram direito a brindes, ração, água e brinquedos.

A estudante Ramonna Nascimento Costa, de 15 anos, do 9º ano da Escola Municipal Maria Sylvia dos Santos em Tucuruí aprovou a iniciativa. “Apesar de a nossa barrgem ser antiga e muito segura, é muito importante para a saúde da sociedade, de nós estarmos aqui para aprendermos um pouco mais sobre isso, porque apesar de ser segura ainda há uma possibilidade de algo acontecer. É muito importante a cidade inteira e as cidades vizinhas se conscientizar disso e aprender o que fazer, caso aconteça algum acidente na barragem”, destacou.

O colega de Ramonna, João Lucas Cantão, também de 15 anos, reforça a importância da participação da comunidade no simulado, inclusive dos jovens. “É bom todo mundo saber, as crianças também, porque eles precisam passar para os pais, parentes ou amigos próximos”, recomendou.

Rammona e João são alunos da professora Élida Monte que acompanhou a turma de perto durante o simulado. A professora destaca a importância da conscientização de toda a comunidade. “Para nós professores do ensino básico, qual é o nosso papel? É mostrar pra eles a importância desse momento que está acontecendo, falar sobre a lei, falar sobre essa implementação, que é recente, mostrar pra eles que, mesmo a nossa barragem sendo antiga, essa situação é nova, e, apesar da nossa barragem ser segura, se faz necessário todo esse sistema para certificar a segurança da barragem. Então, as palestras, as simulações, tudo o que está ocorrendo faz parte do plano de segurança de barragem e nós enquanto comunidade que cerca essa barragem a gente precisa participar e se conscientizar da importância desse momento”, finalizou a educadora.

O diretor-presidente da Eletrobras Eletronorte, Antonio Pardauil, avaliou a participação da comunidade nos simulados de evacuação da UHE de Tucuruí. “A gente, até o final do simulado, está com um público envolvido de mais de 50 mil pessoas. Nunca foi feito numa hidrelétrica essa mobilização popular tão grande num espaço de tempo muito curto. Por isso, tem um significado todo especial de começar por Tucuruí, a maior barragem do sistema Eletrobras, a maior comunidade envolvida, para mostrar para a sociedade que o nosso empreendimento é seguro”, afirmou.

A tarde, às 16h, o simulado acontece nos bairros de Pederneiras, Acaputeua, Setor Industrial, Expotuc, Getat, Nova Conquista, Setor de Chácaras, Vilinha, Jardim Paraíso (Loteamento Carajás), Mangal, Alto Alegre, Supam e Beira Rio.

Importante lembrar que o simulado é uma atividade preventiva, exigida pelas leis federais 12.334/10 e 14.066/20, que tratam da Política Nacional de Segurança de Barragens.

Fique atento à programação dos simulados no seu bairro.

Dia 22/11 – TUCURUÍ

09h00 – Park dos Buritis, Liberdade e Recanto dos Selvagens.
16h00 – Caripe (Jardim América), Santa Isabel, Terra Prometida, Mangal, Centro, Jaqueira, Pimental, Colinas, Jardim Paraíso (Loteamento Carajás) e Matinha.

Dia 23/11 – TUCURUÍ

09h00 – Cohab, Colinas, Pimental, Belém, São Sebastião, Vila Pioneira, Matinha, Nova Matinha, Bela Vista e Paravoá.

Dia 24/11 – TUCURUÍ

09h00 – Jardim Marilucy, Jardim São Francisco, Park dos Buritis (Navegantão), São Sebastião, Bela Vista e Paravoá.

Dia 25/11 – BREU BRANCO

09h00 – Praia das Crioulas e Fazenda Boa Ventura.
16h00 – Praia do Bola e Região Sul da Praia das Crioulas.

Dia 26/11 – BREU BRANCO

09h00 – Região abaixo do Dique Moju, Região da Jazida das Oliveiras, Praia Queiroz Galvão, Praia das Três Torres.
16h00 – Região abaixo do Dique Moju, Bela Vista, Região do Igarapé Moru, Recanto do Lago e Areia Corujinha.

 

Fonte: www.dol.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>