Badalado

Notícias

Ex-vice de Marabá, deputado Toni Cunha critica controle do município

Poucos dias após pedir exoneração do cargo de vice-prefeito de Marabá e ser empossado como deputado do Estado do Pará, Antônio Cunha Sá, o Toni Cunha, se posicionou publicamente em sua página no Facebook sobre as crescentes suspeitas de fraudes em plantões na Saúde do município, aproveitando para criticar o sistema de controle da administração municipal.

Na última semana, apócrifos começaram a circular em grupos de WhatsApp apontando supostos esquemas em várias áreas da Saúde Pública, incluindo nomes de funcionários – dentre eles diretores – e fotos de documentos que seriam escalas de plantões, o que não foi confirmado até o momento pela Prefeitura Municipal de Marabá.

Caso verdadeiras, as escolas chamam a atenção pelos extensos horários atribuídos a alguns profissionais, humanamente impossíveis de serem cumpridos. Paralelamente, quem divulgou os apócrifos apresentou ainda a descrição do que seria um esquema para lucrar com plantões e suposta ilegalidade na aquisição de materiais.

Na publicação, o ex-vice prefeito afirma que já era anunciada a possibilidade de haver esquema de fraudes em plantões, com pagamento de horas extras pela Secretaria Municipal de Saúde, e culpa o método de controle da administração municipal para facilitar essa forma de atuação ilícita no serviço público.

“Agora, o que já era anunciado há muito por nós, estoura um possível esquema de fraudes em plantões, horas extras da saúde. É preciso apurar para não sermos injustos. Contudo, se tivéssemos sistemas de qualidade, como exigi e cheguei a ter duros embates e não consegui, talvez esses possíveis absurdos não ocorressem em Marabá”, diz a publicação do atual deputado.

Alega que houve esforço pessoal, do prefeito e de outros servidores públicos, em relação ao controle da máquina pública, à transparência, mas ainda há muitas falhas. “Os sistemas de Controle, os pouquíssimos que existem, são muito ruins, suscetíveis a fraudes e a manipulação. Acho até incrível que sejam aceitos. O sistema de contabilidade é péssimo, de controle de pessoal terrível, de combustível não existe senão em folha de papel. Não há controle preciso usando a tecnologia sobre as máquinas, suas horas trabalhadas, enfim”, declara Toni Cunha.

Acrescentou que a equipe da Controladoria Geral do Município, órgão responsável por fiscalizar e coibir fraudes em licitações e serviços públicos, sequer consegue se deslocar com facilidade. “Isso precisa melhorar. Não há porque não dar melhores condições para que se fiscalize. Os avanços que tivemos, e também busquei isso como vice-prefeito, precisam ser, agora, coroados com melhores sistemas que permitam, minimamente, adequada fiscalização do recursos, gastos e serviços públicos, afinal o que é público é de todos e não tem dono”, finaliza.

SILÊNCIO

Conforme noticia a coluna Ronda Política da edição de hoje do Jornal CORREIO, o secretário de Saúde, Luciano Dias, que assumiu a pasta na última semana, não tem aceitado conceder entrevistas à imprensa. O veículo impresso divulga estar tentando insistentemente entrevistá-lo nos últimos dias, ao que ele solicita que seja procurara a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal. Essa, por sua vez, prevê que o secretário só irá se manifestar publicamente em aproximadamente 15 dias.

Procurada pela Reportagem do Portal Correio de Carajás nesta manhã, terça-feira (12), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marabá afirmou que não irá se manifestar acerca do posicionamento do ex-vice prefeito da cidade. (Luciana Marschall)

Fonte: Correio de Carajás



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>