Badalado

Notícias

Falha em bombas deixa 100 mil pessoas sem água em Marabá, diz Cosanpa

Moradores dos núcleos Nova Marabá e Cidade Nova acordaram nesta quinta-feira (24) com as torneiras secas, devido a problemas nas bombas de captação de água da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). De acordo com estimativa da estatal, cerca de 100 mil pessoas ficaram sem água em toda a cidade. Ainda não há previsão de quando o abastecimento será normalizado.

“A gente abastece a Nova Marabá e a Cidade Nova, e no nosso cadastro nesses locais tem 100 mil habitantes. Porque a gente tem 20 mil residências cadastradas, que multiplicamos por cinco pessoas por casa e chegamos a essa média”, explicou Ângela Rayol, engenheira sanitarista e coordenadora operacional da Cosanpa em Marabá.

Segundo ela, o problema nas bombas aconteceu ontem (23) durante uma operação de limpeza e inspeção em duas bombas que captam a água do Rio Tocantins, devido ao acúmulo de lixo nos equipamentos. “E para isso a gente teve que desligar o bombeamento por cerca de meia hora. A gente contratou um mergulhador para fazer a limpeza e quando terminamos de fazer o serviço, ligamos o bombeamento da captação novamente”, repassou.

Ângela disse à reportagem que ao religar as bombas, elas até funcionaram de início, porém logo depois pararam. “E a gente acredita que alguma coisa do Rio, algum lixo entrou nas bombas e as travou”. A engenheira sanitarista informou que os trabalhadores da Cosanpa estão fazendo a desmontagem dos dispositivos para descobrir o que realmente causou a falha e para resolvê-la.

Questionada sobre a situação das bombas, ela informou que uma delas teria apresentado problemas no funcionamento e que, inclusive, estava prevista para ser substituída nesta quarta (24). “Os técnicos estão chegando hoje de Belém para trocar, mas só que ela acabou dando problema antes deles chegarem”.

De qualquer forma, a coordenadora operacional garantiu que o equipamento será substituído e que, caso não consigam recuperar o outro, ele também será trocado. O único núcleo que ficou com o abastecimento normalizado foi a Marabá Pioneira, uma vez que o sistema de captação na localidade é independente das demais estações.

 (Nathália Viegas)

Fonte: Correio de Carajás



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>