Badalado

Notícias

Festa modesta para celebrar os 104 anos de Marabá

O rio cheio, o tempo nublado e um Cabelo Seco que acordou cedo para acompanhar as festividades para comemorar o 104º aniversário de Marabá. A festa não era pomposa, mas caseira, para não passar em branco. “A festa é simples, apenas para marcar a data. Mas promete que bons anos virão. Quando Marabá fizer 105, 106 e 107 anos faremos uma festividade do tamanho que a cidade merece”, garantiu o prefeito Tião Miranda.

Uma salva de fogos simples anunciou a alvorada do dia 5 de abril a partir de 6 horas. Banda de Música do Centro de Formação Cine Marrocos convidava a comunidade, secretários municipais presentes, assessores idem, e o culto ecumênico abriu a programação às 8h15. Prefeito Tião Miranda e vice Toni Cunha, presentes, assim como o presidente da Câmara, Pedro Correa, representante dos moradores do Bairro Francisco Coelho e ainda o secretário municipal de Segurança Institucional, Jair Barata.

Na plateia, cerca de 200 pessoas acompanharam a programação embaixo de duas enormes tendas. Se a programação não tinha ostentação, bateu o ponto e a gestão atual não deixou passar em branco.

E em festa não pode faltar bolo. Ele estava lá, confeitado nas cores da bandeira do município, mas fizeram falta os tradicionais bolos regionais: cacetinho, mangulão e companhia, escapando apenas o beiju. Para tentar evitar tumultos como em outros anos, os pedaços de bolos de trigo e um pedacinho de beiju estavam separados em vasilhas, para facilitar a distribuição.

Em seu discurso, Tião Miranda lembrou que recebeu a cidade desorganizada há quase 100 dias atrás, com cerca de R$ 200 milhões em dívidas. “Mas um marabaense que tem compromisso com a cidade não pode fugir à luta. Peço a Deus que me dê forças, porque coragem para mudar e arrumar a casa eu tenho. Estou no terceiro mandato, mas nos dois primeiros deixei a cidade organizada”, disse.

Mais festa

Ainda na quarta-feira, a partir de 17 horas, as celebrações continuaram, só que na Praça São Félix de Valois, com a realização do II Cortejo de Encantarias, com a coordenação do Grupo Historiar-Te; apresentação do Grupo Caminho de Luz do Bairro Francisco Coelho; Mostra de exposições e artesanato; e show artístico com a cantora Nilva Burjack.

Hoje, dia 6, quinta-feira, as comemorações permanecem na Praça São Félix, com Mostra de exposições e artesanato; Apresentação da Cia. de Dança Yaguara; e show com o mestre Zequinha.

Amanhã, dia 7, sexta, no mesmo local, a Prefeitura organiza uma mostra de exposições e artesanato, com um show artístico com Nenzinha do Calypso.

Nos dias 8 e 9 de abril, sábado e domingo, a programação seguirá para a Praça São Francisco, no núcleo Cidade Nova. Nas duas noites permanece a mostra de exposições e artesanato. No sábado, Cláuber Martins sobe ao palco e, no domingo, o encerramento com Washington Hermes.

(Ulisses Pompeu)

Fonte: CT ONLINE



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>