Um dos sobreviventes do deslizamento de terra em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, relatou o momento em que a sua casa foi atingida pela terra no domingo (30). Erotides Feliciano Santana conta que estava assistindo televisão com a neta e a esposa quando sua casa foi atingida pela terra.
“Eu escutei muito barulho, minha mulher levantou, minha neta levantou em seguida. Quando fui chegando no corredor, no quarto da minha filha já não vi mais nada, só escuridão e as paredes caindo. Tentei segurar [a parede] com as mãos, mas fui jogado de costas com o peso da parede. Eu sabia que ia morrer, fiquei só com as mãos e a boca para fora da lama, minha neta estava embaixo de mim, nisso, os vizinhos chegaram e me puxaram. Daqui para frente a vida acabou para mim”, relata Erotides.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 10 pessoas estão desaparecidas, dessas, cinco são parentes dele. Apenas seu Erotides e a neta conseguiram sair dos escombros, eles foram resgatados pelos vizinhos.
Franco da Rocha foi uma das principais cidades atingidas pelas chuvas deste domingo (31). Oito pessoas morreram em uma deslizamento de terra, e oito foram resgatadas com vida. Além disso, o centro da cidade ficou embaixo d’água.
Segundo informações preliminares da equipe de saúde do município, entre as vítimas estão cinco homens, duas mulheres e uma criança. São eles Diego dos Santos; Cleber Bonfim, de 37 anos; Anderson da Costa, 26 anos; Amanda Sales, 25 anos; e Vinicius, 13 anos; José Ailton Vitor Silva, 30 anos, a esposa Adriana da Silva Santos, 33 anos e o filho do casal, Oziel Vitor, 2 anos.
Em todo o estado de São Paulo, são 24 vítimas das chuvas. Ao menos dez são menores de idade – sendo oito crianças e dois adolescentes. Uma das crianças é um bebê com apenas três meses, que chegou a ser socorrido após um desabamento em Itapevi. A mãe dele, de 27, foi resgatada e está no Hospital Geral de Itapevi.
A Defesa Civil do estado contabiliza 660 famílias desabrigadas (precisaram sair de casa e estão em abrigos) ou desalojadas (estão em casas de parentes).
Os temporais também causaram deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos. O governador João Doria anunciou a liberação de R$ 15 milhões para as cidades afetadas. Segundo o governo paulista, cerca de 500 pessoas estão desalojadas em 11 cidades do estado.
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!