Forças militares da Colômbia dizem ter encontrado nesta terça-feira (30) uma pegada que eles identificaram como sendo de uma das crianças indígenas desparecidas após um acidente aéreo na Amazônia colombiana.
Os militares acreditam que a marca foi deixada por Lesly Jacobombaire Mucutuy, a mais velha entre os 4 irmãos desaparecidos desde 1º de maio. As outras crianças são Soleiny, de 9 anos, Tien, de 4 anos e Cristin de apenas 11 meses.
Além da pegada, as tropas encontraram frutos consumidos que indicam a passagem das crianças pelo local.
A busca pelas crianças provocou comoção na Colômbia e gerou críticas ao presidente e ao governo de Gustavo Petro, que chegou a anunciar o resgate dos desaparecidos. Petro, no entanto, voltou atrás e disse depois terem encontrado apenas indícios de que os irmãos estavam vivos.
Nos dias seguintes, o governo admitiu não saber do paradeiro do grupo, até voltar a dizer ter sinais de que as crianças estão vivas (leia mais abaixo).
“As buscas não pararam e continuamos esperando encontrar as crianças com o apoio das equipes satélites que orientam e dirigem as tropas e comunidades indígenas na área”, disse o comunicado das Forças Armadas desta terça-feira.
Em 1 de maio, um pequeno avião que voava de Araracuara até San José Del Guaviare, na Colômbia, deu sinais de problemas mecânicos e caiu no meio da floresta densa na Amazônia colombiana. Momentos antes, o piloto emitiu alarmes em busca de ajuda.
Na ocasião, o presidente do país, Gustavo Petro, fez uma publicação nas redes sociais em que comemorava o resgate das crianças.
Em seguida as Forças Armadas retificaram a informação dizendo que na verdade os relatórios das operações de busca indicavam que as crianças estavam bem – com base em pistas encontradas no caminho.
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!