Após a publicação de um decreto na última quinta-feira, 11, o Estado do Maranhão passou a não obrigar mais o uso de máscara de proteção contra a covid-19 em espaços abertos e fechados. Em todo o Estado o uso do equipamento passa a ser opcional em ambientes externos, já nos espaços internos só será dispensável nas cidades com mais de 70% da população totalmente vacinada, com duas doses ou dose única.
O governador do Estado, Flávio Dino (PSB), foi quem fez o anúncio e disse que a decisão foi tomada com base em várias reuniões e muita conversa com médicos, infectologistas e citou ainda o bom momento em que o Estado do Maranhão passa, com o baixo índice da pandemia, inclusive com apenas 66 internados pela covid-19 em todo o Estado até a última quarta-feira, 10.
“Ora nós adotamos medidas mais rígidas, ora nós conseguimos reduzir tal rigidez e caminhar no sentido da flexibilização, sempre lastreando a adoção de uma ou outra alternativa, de acordo com os indicadores epidemiológicos e a leitura dos profissionais da área de saúde, liderados pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde”, afirmou Dino.
Nos municípios com menos de 70% de imunizados, a máscara só será opcional nos ambientes internos que exigirem o comprovante de vacinação. As prefeituras têm autonomia para impor regras mais severas, de acordo com a realidade de cada região e isso o decreto ainda deixa bastante claro.
Fonte: romanews.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!