Badalado

Notícias

Guarda Municipal faz rapa em guardadores de fila da Caixa

Após uma enxurrada de denúncias sobre pessoas que estariam cobrando para guardar lugar na fila da agência da Caixa Econômica Federal, no Núcleo Marabá Pioneira, a Guarda Municipal de Marabá apreendeu cadeiras e caixotes usados com esse fim, por volta das 21 horas desta quinta-feira (22). Os envolvidos no esquema da fila fugiram assim que a viatura da GM chegou ao local.

Cadeiras apreendidas pela GM serão incineradas / Foto: Evangelista Rocha

Segundo o guarda municipal Cassio Rafael Aguiar, os agentes receberam a denúncia por meio do 153 e se dirigiram à agência para averiguar a situação. “As informações davam conta de que os donos das cadeiras cobravam de R$ 50,00 a R$ 70,00 para guardar o lugar na fila, e ainda coagiam quem tentasse ‘furar’. Apesar de os denunciados terem fugido do local, o material foi apreendido e será incinerado posteriormente”, informou Aguiar.

GM Aguiar diz que em situações semelhantes a patrulha pode ser acionada pelo 153 / Foto: Evangelista Rocha

Como a ação era realizada fora do expediente da Caixa, os servidores da agência nada podiam fazer sobre a situação. O GM Aguiar acredita que os ‘guardadores de lugar’ podem ser pessoas que não possuem uma ocupação fixa, como usuários de drogas, por exemplo. Até o momento, as cadeiras não foram reclamadas.

As filas quilométricas se tornaram uma realidade diária desde que o Governo Federal iniciou a liberação dos saques do Auxílio Emergencial. Vale lembrar que aqueles que que criaram a conta digital não necessitam ir às agências, pois podem movimentar o auxílio por meio de aplicativo.

Apesar de não ser tipificada como crime pelo código penal, a atividade poderia acarretar em tumulto e desordem, o que já configuraria crime conforme o item II do artigo 4º da Lei nº 1.802. Denúncias sobre casos semelhantes podem ser feitas pelo 153 ou pelos contatos do Disque Denúncias pelo telefone fixo (94) 3312-3350, pelo Whatsapp (94) 98198-3350 ou por meio do aplicativo “Disque Denúncia Sudeste do Pará”, que pode ser baixado para celular. (Zeus Bandeira)

Fonte: correiodecarajas.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>