Conseguir receber benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem se tornado cada vez mais difícil. A Previdência Social tem enfrentado uma crise de requerimentos represados, e que aumentam o tempo de espera pelo benefício da autarquia federal. Atualmente vários segurados relatam um tempo de espera de mais de 3 meses para conseguir um benefício – o que afeta a população, uma vez que muitas pessoas dependem do pagamento.
Pensando nisso, o Governo Federal vai criar mutirões para agilizar esses processos para conceder os benefícios de forma mais rápida. Hoje existem cerca de 1,3 milhões de pessoas na fila a espera do benefício. Com a iniciativa do Governo, mais de 400 mil benefícios já foram aprovados.
Vale destacar que as 400 mil pessoas não vão receber o benefício, necessariamente. A autarquia possui uma série de pessoas aguardando respostas. Então, o INSS divide os brasileiros em grupos – por uma questão de organização. Existem as pessoas que contestaram a decisão da autarquia. Ou seja, tiveram o benefício negado e entraram com recurso administrativo para uma nova avaliação.
Vale ressaltar que existem vários tipos de benefícios. Então, algumas decisões do INSS dependem da averiguação dos documentos para saber se o titular tem direito ao benefício, como aposentadorias e pensões. Além do mais, alguns segurados poderão passar por perícia médica.
Isso significa que um médico especialista vai avaliar se o segurado possui alguma doença e se ele necessita de afastamento de suas atividades. Esta regra é usada para a aposentadoria por invalidez e para o auxílio-doença.
Para fazer a consulta do seu pedido, acesse: https://meu.inss.gov.br/#/login.
Fonte: DOL
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!