Badalado

Notícias

Juventude do MST acampa na Curva do ‘S’, próximo a Eldorado do Carajás

Como parte da programação anual do “Abril Vermelho” – movimento que intensifica ações principalmente na semana do dia 17 de abril, Dia Internacional de Luta pela Terra, estabelecida pela Via Campesina – começou a ser montado na quarta-feira (10) o 14º Acampamento Pedagógico da Juventude Oziel Alves Pereira, na Curva do S., às margens da Rodovia BR-155, entre Marabá e Eldorado do Carajás, sudeste do Pará.

O local é o mesmo onde ocorreu a morte de dezenove pessoas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) – em 17 de abril de 1996 – em decorrência de uma ação da Polícia Militar do Estado do Pará.

Com o lema “O sonho se faz à mão e sem permissão”, o acampamento durará oito dias com atividades de estudo, animação e organização do plano de lutas. Na próxima quarta-feira (17) a curva deverá ser palco de vários atos em memória ao massacre.

O mês de abril é utilizado por movimentos populares, sindicatos e federações de trabalhadores rurais para a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, quando diversas ações são desenvolvidas em todo o país.

Neste ano, uma das principais bandeiras é a agenda de manifestações contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de cobranças ao governo de direita de Jair Bolsonaro, acusado pelos movimentos de ser contrário à luta pela terra e de travar políticas públicas para reforma agrária. (Luciana Marschall)

Fonte: Correio de Carajás



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>