Badalado

Notícias

Mais de 100 quelônios são soltos em praia do Marajó; veja momento

Mais de 100 quelônios foram soltos na praia da Mangabeira, em Ponta de Pedras, cidade no arquipélago paraense do Marajó.

A ação foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). Segundos os técnicos e biólogos responsáveis, 101 quelônios ganharam a liberdade no local, que é o principal balneário do município.

O momento marcou o início das comemorações dos 146 anos de Ponta de Pedras e envolveu a população local, com crianças e adultos na programação, que promoveu esperança, e renovou os esforços pela preservação da fauna aquática.

Entre os quelônios reintegrados à natureza, destacam-se 85 filhotes de tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa), 14 tracajás (Podocnemis unifilis) e 2 muçuãs (Kinosternon scorpioides). “Cada um desses animais representa não apenas uma espécie, mas um elo importante na complexa teia da biodiversidade amazônica”, pontuou o Ideflor.

O Ideflor-Bio explicou que os quelônios soltos nasceram em cativeiro, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém.

“No Mangal, os cuidados especializados garantiram o desenvolvimento saudável dos animais, da fase de postura dos ovos até o momento da soltura, passando por um berçário dedicado aos recém-nascidos.”

Os técnicos e biólogos detalharam que são sete meses de cuidados intensivos para que os quelônios se mostrem prontos para enfrentar os desafios da vida selvagem, contribuindo para a manutenção do equilíbrio ecológico.

 

Fonte: www.g1.globo.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>