O sábado (24) marcou o primeiro dia de plantão de final de semana da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), desde que o Governo do Pará autorizou a aplicação dessa modalidade, além do funcionamento 24 horas por dia. Para marcar esse momento histórico, resultado de uma luta de anos, autoridades e representações da luta pela causa da mulher estiveram reunidas na porta da delegacia na manhã de ontem e a novidade traz uma série de expectativas pelo melhor e pronto atendimento aos casos de violência doméstica.
A Deam funciona em conjunto com a Delegacia Especializada no Atendimento da Criança e Adolescente (DEACA). O plantão iniciado ontem às 8 horas, se estende até às 8 horas de segunda-feira, além da continuidade do atendimento normal durante a semana.
Para comemorar esse momento importante no fortalecimento da política pública do Governo do Estado contra a violência no interior do Pará, estiveram presentes membros representantes da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, do Conselho Municipal de Defesa do Direito da Mulher (Comdim), OAB Subseção Marabá, Superintendência Regional da Polícia Civil e a Guarda Municipal de Marabá.
Falando pelo secretário Regional de Governo, João Chamon Neto, que não pode comparecer, Odilon Vieira (coordenador de Segurança Pública), destacou a importância do funcionamento do plantão 24 horas do DEAM/DEACA, nos finais de semana, período em que se registra a maioria dos casos de violência doméstica contra a mulher e os relatos de violência e abusos contra criança e adolescentes. Lembrou que essa conquista teve a articulação da Secretaria Regional, conjuntamente com todos os movimentos das mulheres da cidade de Marabá, sendo uma vitória da sociedade.
REPERCUSSÃO
Entre as autoridades presentes, o presidente da OAB Marabá, Ismael Gaia, acompanhado da presidente da Comissão da Mulher Advogada, Thaiz Dias. Segundo ele, a subseção também comemora esta nova conquista em prol da mulher, por refletir os anseios do movimento das mulheres de Marabá, que tanto lutaram para este sonho se tornar uma realidade no Município.
“Nosso agradecimento por todo o apoio que este conselho tem recebido. Muito obrigada e parabéns à Segup, secretário Ualame Machado, representado no ato pelo superintendente Tiago Carneiro e delegado Vinícius, pelo empenho e agilidade de vocês na implantação do plantão da Deam e por reconhecer a importante atuação do Comdim neste processo. Visitamos e fiscalizamos o funcionamento do plantão com a equipe de trabalho”, declarou a advogada Kellen Nocetti Servilha, presidente do Comdim.
“Levamos balões rosa de amor e roxo da luta da mulher e soltamos ao ar livre para simbolizar que queremos a mulher livre de qualquer tipo de violência”, complementou.
FUNCIONAMENTO
Inicialmente o plantão contará com a presença de um delegado, um escrivão e dois investigadores, que realizará todos os atendimentos envolvendo violência doméstica e familiar contra à mulher, além dos atendimentos de crianças e adolescentes vítimas de crimes, que estejam em estado de vulnerabilidade.
A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e a Delegacia Especializada no Atendimento da Criança e Adolescente (DEACA) funcionam no prédio do PARÁPAZ, localizado Av. Espírito Santo, 285 – Bairro Amapá, no complexo Cidade Nova. (Da Redação)
Fonte: correiodecarajas.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!