Badalado

Notícias

Marabá: Morre Pedro Oliveira, ex-vereador, aos 90 anos

Sereno, em casa, após o almoço e no colo da esposa com quem viveu mais de 50 anos. Assim foi a despedida da vida de Pedro Silva Oliveira no início da tarde desta terça-feira (16/6), em Marabá. O ex-delegado regional de Polícia Civil e histórico ex-vereador morreu aos 90 anos, após uma vida de intensa atividade e participação social. O sepultamento será ainda nesta tarde no Cemitério Parque das Flores, apenas com a presença da família, respeitando as determinações do atual período.

Pedro era natural de Marabá, tendo nascido em 29 de dezembro de 1929. Era casado com Zenaide Pereira de Oliveira, a qual deixa viúva e em luto os filhos Luiz Carlos, Vânia, Gilvan, Wilson Oliveira, Vanilce, Vanilva, Ueliton Oliveira, mais netos e bisnetos.

Como munícipe, nos anos 2000, conversando com o então vereador Maurino

Segundo o filho Gilvan, o pais foi pioneiro no ramo de segurança privada na cidade, além de ter sido pecuarista e extrativista de castanha. Mas foi na sua atuação como delegado regional por 14 anos consecutivos que ficou amplamente conhecido na cidade. Na época a delegacia funcionava no antigo prédio da Av. 5 de Abril, de frente para a Praça Duque de Caxias.

De lá, saiu para se tornar vereador no Palacete Augusto Dias, cargo político que exerceu por quatro mandatos consecutivos, ou 16 anos. Passou pelo antigo PSD, Arena, PDS e PFL, tendo sido presidente local de partido em todos eles.

Também foi candidato a prefeito em 1985 pelo PFL, incentivado pelo ex-governador Alacid Nunes. O vice na chapa era Ernesto Almeida.

Ao centro, nesta foto, em homenagem que recebeu na Câmara em 2013

Integrou a primeira banda instrumental da cidade, organizada pelo pai, a conhecida Banda do Seu Dico. Na vida pessoal, era evangélico e foi presbítero da Assembleia de Deus Missão.

Segundo Gilvan Oliveira, a morte do pai foi natural, em decorrência de um processo de fragilização da sua saúde que vinha acontecendo desde 2014, quando de um AVC isquêmico. Mais tarde, em 2017, outro AVC e uma queda que rendeu fratura no fêmur, o colocaram dependente de cadeira de rodas. Vinha, nos últimos anos, com dificuldades para se alimentar e usando sonda.

“Já recebemos telefonemas de quase todos os vereadores e outros políticos que conviveram com ele, assim como inúmeros amigos. Isso nos conforta”, disse Gilvan, ao Correio de Carajás.

Aqui, ao lado de painel na CMM com a sua foto e de outros históricos vereadores

Pedro Oliveira também recebeu homenagens nos últimos anos na Câmara Municipal reconhecendo sua importância histórica no processo político e na trajetória do Poder Legislativo da cidade.

Em Nota de Pesar publicada há pouco, a Câmara Municipal de Marabá comunica o falecimento de Pedro Silva Oliveira, exalta o seu histórico e lamenta a perda. “Neste momento de dor e pesar, o Poder Legislativo manifesta condolências aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte a todos”, diz trecho da nota. (Patrick Roberto)

Fonte: correiodecarajas.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>