Atenção, concurseiros! Algumas oportunidades seguem disponíveis nas forças armadas do Brasil. O Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) da Marinha do Brasil segue com edital de processo seletivo de nível médio nas áreas industrial, de saúde e apoio e nível fundamental das áreas industrial e administrativa, para a prestação do Serviço Militar Voluntário como Praças Temporárias da Marinha do Brasil.
O edital prevê o preenchimentos de 23 vagas, nas seguintes áreas e especialidades:
Área Industrial: Técnico em Geodésia e Cartografia (1); Metalurgia (Soldador) (6); Carpintaria (Marcenaria) (2);
Área de Saúde: Técnico em Enfermagem (3); Técnico em Patologia Clínica (1);
Área Administrativa: Motorista (4).
Área Apoio: Processamento de Dados (Técnico em Informática) (1) e Técnico em Administração (5).
O candidatos vão atuar nos municípios de Belém, Santarém e Santana, no estado do Pará e Amapá. No decorrer do Processo Seletivo as vagas poderão sofrer acréscimo e/ou as que não forem preenchidas nas diversas profissões poderão ser remanejadas, a critério da Administração Naval.
O EAT e o ETP destinam-se aos Oficiais RM2, aos cidadãos brasileiros com incorporação adiada, aos dispensados de incorporação ou do SMI e às mulheres, todos voluntários, com o ensino médio concluído e com cursos correspondentes à educação profissional de nível técnico. Para concorrer as vagas, são necessários ser voluntário; brasileiro nato, nos termos do art. 12, inciso I e seu § 3º, inciso VI, da CRFB/1988; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, até a data de sua incorporação; dentre outros requisitos.
Os aprovados nos testes aplicados na 1ª fase do EAT serão promovidos a Marinheiro Especializado (MNE-RM2). Os voluntários aprovados nos testes aplicados na 1ª fase do ETP serão promovidos a Cabo (CB-RM2).
O EAT e o ETP têm duração total de doze meses, sendo divididos em duas fases, sendo a primeira, destinada à Instrução Militar Naval e ao Estágio de Qualificação de Prática Militar Naval (E-QPM) com duração de 60 dias, será realizada obrigatoriamente em Órgão de Formação de Reserva (OFR) ou Centro de Instrução, ocasião em que os incorporados receberão Instrução Militar Naval e serão avaliados mediante aplicação de testes estabelecidos em currículo disciplinar, referentes à formação Militar Naval do EAT ou do ETP; e a segunda destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais, será realizada na OM para a qual o incorporado será designado para servir.
Inscrições
Os interessados devem efetuar as inscrições até às 23h59 do dia 9 de janeiro de 2022, horário oficial de Brasília, através da internet, no site da Marinha.
Taxa
A inscrição é no valor de R$ 65,00, e deverá ser paga até o dia 10 de janeiro de 2022, no horário bancário dos diversos estados do país.
Processo de Seleção
O processo seletivo será composto por aplicação de prova objetiva, eliminatória e classificatória; verificação de dados biográficos e verificação documental, eliminatória; Inspeção de Saúde, eliminatória; Teste de Aptidão Física de Ingresso, eliminatória; Prova de Títulos, classificatória; Designação à incorporação; Incorporação.
A prova objetiva está prevista para o dia 27 de março de 2022 e terá duração de três horas. A avaliação será composta por 50 questões de múltipla escolha nas matérias de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval.
Os voluntários aprovados em todas as etapas serão ordenados, de acordo com a soma das pontuações obtidas nas provas objetiva e de títulos, e serão convocados dentro do número de vagas previsto para cada habilitação profissional indicada no edital.
Concurso convoca voluntários com nível fundamental e médio
O Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) publicou a abertura de inscrições para convocação de profissionais de nível fundamental e médio para a prestação do serviço militar voluntário temporário como Praças de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2). Os convocados vão atuar nas cidades de Manaus e Tabatinga, no estado do Amazonas, e em Porto Velho, em Rondônia.
Ao todo 29 vagas foram disponibilizadas para as seguintes áreas>
Área de Saúde: Enfermagem (1); Nutrição e Dietética (1);
Área Industrial: Eletrotécnica (1); Metalurgia (7); Motores (8);
Marinheiro Especializado: Marcenaria (2);
Área Administrativa: Arrumador (1); Motorista de Viaturas Administrativas (2);
Área Apoio: Administração (6).
Os interessados no processo seletivo devem ser voluntários; brasileiro nato ou naturalizado; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase conclusão do ensino fundamental e do Curso de Formação Continuada de Trabalhadores; ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio e do curso de nível técnico relativo à profissão a que concorre; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais; ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar prestado, até a data de sua incorporação; não estar na condição de réu em ação penal; não acumular qualquer cargo, emprego ou função pública; entre outros.
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas até o 23h59 do dia 9 de janeiro de 2022 no site da Marinha.
Taxa
A taxa de inscrição custa o valor de R$ 65,00.
Seleção
A seleção contará com sete etapas, divididas em: prova objetiva, verificação de dados biográficos e verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos, designação à incorporação, e incorporação.
A prova objetiva está prevista para o dia 27 de março de 2022 e terá duração de três horas e valerá 100 pontos, contando com 50 questões de múltipla escolha cada uma com cinco opções de resposta, das quais apenas um será correta e que englobam os saberes de língua portuguesa e conhecimento específicos da carreira militar naval.
A verificação de dados biográficos, pretende verificar se o voluntário preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil, por meio de consultas às Secretarias de Segurança Pública Estaduais, às Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, dentre outros órgãos. Já na verificação documental, os voluntários deverão entregar nos locais indicados pelo Com9ºDN, mediante apresentação de documento oficial de identidade com fotografia, a ficha preenchida, datada e assinada pelo voluntário, acompanhada das fotocópias devidamente encadernadas, numeradas e rubricadas pelo voluntário dos documentos exigidos no edital.
Os convocados para a prova de inspeção de saúde, deverão comparecer ao local indicado pelo Com1ºDN para a IS, na data prevista de 4 a 8 julho de 2022, com a antecedência necessária, observando repouso auditivo de 14 horas, portando o comprovante de inscrição e um documento oficial de identificação, original, com fotografia e dentro da validade, caneta esferográfica azul ou preta, prancheta, a ficha de Anamnese Dirigida preenchida. Os homens deverão portar calção de banho e as mulheres biquíni, não necessitando estar em jejum. Os exames realizados serão: exames clínicos e complementares; audiometria; oftalmologia geral; biometria; e exame odontológico geral.
O teste de aptidão física, tem como propósito aferir se a aptidão física do voluntário preenche os padrões físicos exigidos por meio de provas de natação e corrida. O teste de aptidão física está previsto para o período de 20 a 24 de junho de 2022.
Já a pontuação dos títulos será conforme os certificados do candidato e seu tempo de experiência na função, valendo até 100 pontos.
Vigência
A validade de prestação do serviço militar voluntário é por um período mínimo de 12 meses. Após os primeiros 12 meses, caso haja interesse da Administração Naval e do próprio Oficial Temporário, poderão ser concedidas prorrogações do tempo de serviço por mais um ano e, assim, sucessivamente, até o limite máximo de 96 meses.
Fonte: dol.com.br
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!