O bloqueio da faixa de areia da Praia do Atalaia, em Salinópolis, está mantido para veículos neste feriadão de Tiradentes, de sexta-feira (21) até domingo (23). A media busca preservar a área de desova das tartarugas nas proximidades da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia. A operação conta com o apoio dos órgãos de segurança pública e membros da sociedade civil organizada.
A interdição visa garantir a proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas – Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva), Chelonia mydas (tartaruga-verde), Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro) – que utilizam a região para desova e, posteriormente, é onde ocorre a eclosão dos ovos.
É importante destacar que a passagem de pedestres às barracas que comercializam alimentos e bebidas nessa área permanece autorizada. O mesmo vale para quem utiliza o local para a prática do surf, kitesurf e parapente. Desde o início do feriado de Semana Santa, a medida tem possibilitado uma nova experiência de turismo para quem visita a praia, sem a presença de carros e motocicletas.
De acordo com o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, a operação não vai parar após o feriado prolongado, pois a atividade das tartarugas não para. “Por isso, contamos com a parceria de toda a sociedade que frequenta a área do bloqueio, para que continue não permitindo a entrada de veículos, a fim de resguardarmos e preservarmos as tartarugas, seus ovos e seus filhotes”, enfatizou.
A diretora de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Socorro Almeida, pede a compreensão do público para que ajude a preservar essa área. “Com essa medida, nós estamos resguardando o período de desova das tartarugas e, por consequência, se oportuniza uma nova experiência de turismo para quem frequenta a praia. Sem o trânsito de veículos motorizados e, assim, as famílias podem ficar mais à vontade”, concluiu.
Socorro Almeida ressalta, ainda, que a região interditada faz parte da Zona de Amortecimento do Monumento Natural do Atalaia, uma das 27 UCs gerenciadas pelo Ideflor-Bio. O Monumento é uma UC de Proteção Integral, criada para proteger os ecossistemas de manguezais, restingas e dunas do Atalaia.
Fonte: g1.globo.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!