Badalado

Notícias

Mercado de trabalho no Pará registra contratações após a retomada das atividades

A oferta de vagas de emprego no Pará, após a flexibilização das atividades econômicas, registra um cenário positivo, segundo dados da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), que constam do relatório do mês de junho. A melhora foi verificada nas áreas de transporte e armazenamento de cargas, produção de distribuição de combustíveis e derivados, e atividades de comércio de bens e serviços. O atendimento presencial nos 46 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), resultado da parceria entre Estado e municípios, voltou a ser oferecido. O retorno às atividades foi possível em razão da dinâmica da pandemia de Covid-19 no Pará, com tendência de redução de casos.

De acordo com o titular da Seaster, Inocêncio Gasparim, a procura por atendimento já vem aumentando. “O nosso atendimento nos postos do Sine está sinalizando o retorno da população ao trabalho. As vagas formais de emprego, com o advento da pandemia, foram suspensas ou até fechadas. O decreto do governador já indica como prioritárias algumas atividades potencialmente geradoras de emprego. O governo do Estado também tem acelerado as obras públicas, inclusive para ativar a volta ao emprego. Ele anunciou recentemente um pacote de obras, incluindo 1.500 quilômetros de asfalto, que vão gerar 50 mil empregos diretos e 90 mil indiretos, totalizando 140 mil empregos”, destacou o secretário.

Mesmo com a redução do horário de atendimento nos postos, já foi possível perceber uma mudança gradual na trajetória da empregabilidade, gerando saldo positivo em relação ao mês anterior. Segundo a Seaster, empresas que estavam em processo de abertura de loja ou contratações retomaram a oferta de novos postos, na expectativa de aquecimento da economia. Atividades relacionadas a serviço vêm aumentando a contratação, resultado da demanda de entregas em domicílio. Pequenas reformas e reparos residenciais movimentam as vendas de material de construção e contratação de pedreiros e encarregados de obra.

Fonte: diarioonline.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>