Badalado

Notícias

Milhares de fiéis celebram o 43º Círio de Marabá

Domingo também marcou procissão em devoção a Nossa Senhora de Nazaré na cidade do sudeste paraense.

A cidade de Marabá, no sudeste do Pará, celebra o Círio de Nazaré neste domingo (15). A procissão iniciou às 6h na Marabá Pioneira, em direção à Praça Santuário. Esta é a 43ª edição da festa na região.

Este ano, o Círio na cidade tem o tema “Ó Maria, ajudai-nos a partilhar a Palavra e o Pão”, que remete à Campanha da Fraternidade 2023.

O manto da imagem que sai às ruas de Marabá foi produzido pelo artesão e diretor de decoração do Círio no local, Francisco Taveira.

O símbolo que veste a imagem apresenta trigos, em dourado, que representam o fruto do trabalho humano, a colheita do pão de cada dia, o sustento da família. Fechando as duas partes do manto, o broche do cordeiro, representando o sacrifico de Cristo, imolado para redimir os pecados dos homens.

Devoção iniciou com peregrinações no sábado

A intensa programação de peregrinações começou ainda no sábado (14), com Santa Missa celebrada na Paróquia São Francisco, núcleo Cidade Nova. A cerimônia marcou o início da romaria rodoviária, que percorreu as ruas do núcleo, e seguiu pela Transamazônica até a Nova Marabá. A romaria encerrou com a acolhida da imagem por policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar, no palco da Praça Santuário, na Folha 16, onde aconteceu a bênção aos motoristas e motociclistas.

À tarde, os devotos participaram de uma mais missa realizada no palco da Igreja Santuário. A celebração deu início ao traslado da imagem peregrina até Porto das Mangueiras, de onde a berlinda embarcou para percorrer o Rio Tocantins, no Círio Fluvial.

A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada até o encontro dos rios Tocantins e Itacaiúnas e retornou à escadaria da Colônia Z30, na Marabá Pioneira, onde recebeu as honrarias militares, realizadas por homens do Exército Brasileiro.

Após as homenagens, a berlinda seguiu para a orla da cidade.

Na noite de sábado também ocorreu o Círio das Artes com programação musical no palco montado em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Praça Duque de Caxias. Com a chegada da berlinda ao palco, o público acompanhou a tradicional Missa de Troca do Manto, onde foi apresentado o manto oficial do Círio 2023.

Fonte: www.g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>