Badalado

Notícias

Ministério da Saúde reconhece Parauapebas como referência em diagnóstico do câncer de mama

O Câncer de Mama é uma doença que acomete homens e mulheres. Todavia, é mais comum em mulheres. O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura da doença. Entretanto nem todos os pequenos municípios dispõem de estruturas no sistema de saúde pública para oferecer diagnósticos. O que contribui para o aumento de mortalidade.

Com o objetivo de combater o Câncer de Mama, a Prefeitura de Parauapebas tem investido em melhorias no sistemas de saúde pública. Em função disso, o município foi reconhecido como serviço de referência para o diagnóstico do câncer de mama pelo Ministério da Saúde.

A publicação da habilitação foi feita no Diário Oficial da União, através da portaria GM/ Nº 3.749, de 21 de dezembro de 2021, “habilita estabelecimento de saúde como Serviço de Referência para Diagnóstico de Câncer de Mama (SDM) e estabelece recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade – MAC do Estado do Pará e Município de Parauapebas”.

De acordo com o Secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, o serviço já é ofertado. Ele assegura que o município dispõe dos melhores equipamentos e serviços.

“Estamos trazendo o que há de melhor e mais moderno no atendimento à saúde pública aos munícipes de Parauapebas. Hoje o município já oferta com recurso próprio serviços como mamografia, ultrassonografia de mama, punção de mama e biópsia, além de consulta médica com mastologista, mas agora com está habilitação, fica estabelecido via Ministério da Saúde, recurso do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo de Atenção Especializada, no montante anual de R$ 8.273,28 (oito mil, duzentos e setenta e três reais e vinte e oito centavos), a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade – MAC do Estado do Pará e Município de Parauapebas”. Eva Fernandes/ Portal Debate Carajás com Informações do Papo Carajás)

Fonte: debatecarajas.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>