Badalado

Notícias

Ministério diz que está tomando providências após caso de vaca louca no Pará e suspende exportações para a China

Autoridades do Pará confirmaram o caso em um boi de 9 anos em uma fazenda no estado. Segundo o governo estadual, animal teve a forma atípica da doença, e não há risco de disseminação pelo rebanho.

O Ministério da Agricultura informou em nota na noite desta quarta-feira (22) que está tomando todas as providências do protocolo sanitário após confirmação de um caso de vaca louca no Pará. A pasta disse também que, de acordo com o protocolo, suspendeu exportações de carne para a China.

“Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China serão temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). No entanto, o diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”, diz o texto do ministério.

O caso foi confirmado mais cedo pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

O governo do Pará informou que a “sintomatologia indica que se trata da forma atípica da doença, que surge espontaneamente na natureza, não causando risco de disseminação ao rebanho e ao ser humano”.

O Ministério da Agricultura informou ainda que o animal infectado foi abatido e incinerado.

“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, afirmou o ministro Carlos Fávaro na nota divulgada pela pasta.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>