Badalado

Notícias

Moradores barram ação da Postura

Moradores da Folha 33 fecharam uma rua do bairro na tarde desta sexta-feira (3) a fim de impedir a atuação da equipe do Departamento de Postura do Município. Os servidores foram até o local para fazer a remoção de uma construção sobre uma boca de lobo responsável pela drenagem das águas da chuva. O proprietário da obra, Raimundo da Conceição, não gostou da ação e, apoiado por vizinhos, mobilizou a comunidade para barrar a interdição.

Em entrevista ao CORREIO, ele contou que fez a construção para impedir que o esgoto e lixo da rua chegassem até o seu quintal. “Vinha água misturada com esgoto para o meu quintal. Então eu coloquei uns canos para fazer o baldrame. Desviei a água pela casa de um rapaz que aceitou, porque cai no quintal dele também, e foi assim que enxugou o lugar”, explicou, alegando que não achava justo removerem o baldrame que ele  construiu.

A situação só foi resolvida após a chegada de uma viatura da polícia militar no local que conseguiu acalmar os ânimos mais exaltados da população e também do proprietário da construção. Após uma conversa com Túlio Rosemiro da Silva Pereira, responsável pelo Departamento de Postura de Marabá, Raimundo aceitou que os servidores fizessem a intervenção no local de maneira manual e sem destruir a obra.

“Fiz esse baldrame para sair de dentro da lama e a gente passava a noite matando cobra aí. Investi um dinheirinho aí e vêm os caras agora pra quebrar”, declarou. Os irmãos Ezequiel e José Araújo dos Santos estavam no local dando apoio a Raimundo, sob a justificativa de que, antes da construção do baldrame, eles também eram prejudicados.

Nota

Em nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marabá informou, em nome do órgão, que como havia sido divulgado anteriormente, o departamento de postura vai fazer valer o Código de Postura do Município, que regulamenta o uso correto do espaço público em função da trafegabilidade, acessibilidade e organização da cidade. A ação a que se refere o comunicado trata do recolhimento de sucatas e a remoção de construções irregulares, tendo começado na última quarta-feira (1) em todos os núcleos da cidade.

O informe diz ainda que o baldrame feito por Raimundo está irregular, o que é confirmado por Túlio Pereira. “Aqui existe uma manilha e o dono da residência fez uma construção em cima da galeria, impedindo que a água passasse. E toda construção em cima de galeria é irregular”, afirmou, acrescentando que a obra teria prejudicado muitos moradores.

Túlio disse ainda que o bueira foi removido como medida emergencial para retirar a água que está se acumulando na rua, porém que futuramente o departamento se reunirá com o morador para quebrar o baldrame. Ele garantiu também que os moradores das outras ruas não serão prejudicados, porque todo o canal será limpo e drenado.

Próximo dali, uma das bocas-de-lobo responsável pela drenagem da água das chuvas estava bloqueada por uma parede construída por um morador num terreno em área pública também foi retirada pelo técnicos do Departamento de Postura por não estar atrapalhando o fluxo de drenagem.

(Nathália Viegas)

Fonte: www.ctonline.com.br



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>