Badalado

Notícias

Morte de peixes preocupa moradores de Altamira, no sudoeste do Pará

O aparecimento de peixes mortos em uma área do reservatório da usina de Belo Monte, em Altamira, no sudoeste do Pará, tem chamado a atenção de pesquisadores do meio ambiente. Até o tucunaré, espécie comum na região, tem sido um dos mais afetados.

Dezenas de peixes foram encontrados mortos perto de uma ponte, que fica às margens do rio Xingu, em Altamira. Nesta última quinta-feira (20), funcionários de uma empresa que presta serviço à concessionária da usina de Belo Monte, coletavam os animais.

Após a construção da hidrelétrica, esse fenômeno tem ocorrido com frequência nesta época do ano devido ao aumento do nível do rio Xingu e à degradação do capim.

Um professor de ciências biológicas da Universidade Federal do Pará relata que quando o nível do rio atinge o espaço do matagal, as reações geram a perda de oxigênio e consequentemente a morte dos peixes.

Os impactos também ocorrem na época de estiagem, quando o nível da água diminui neste espaço do reservatório. Neste período, os peixes morrem porque não conseguem ter acesso ao rio Xingu.

Ainda de acordo com o professor, uma limpeza recorrente da área de mata poderia diminuir o grau desses impactos nesta época do ano.

Dona Rosa, que resolveu aproveitar o feriado para pescar, ficou surpresa quando viu o tão desejado tucunaré entre os peixes mortos.

Fonte: g1.globo.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>