Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) indicam que houve uma redução de 55% nos óbitos de pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos no mês de julho. O levantamento indica que o avanço das idades contempladas pela campanha de imunização contra a covid gera resultados positivos, como a queda de mortes em todo o país. Ao todo, as mortes nesse grupo caíram de 12.217, em junho, para 5.482 em julho.
Desde o final do mês de maio, a faixa de 50 a 59 anos era a que mais somava óbitos provocados pela covid, mas além da queda atual expressiva, outras faixas etárias que também reduziram mais de 50% como de 0 a 9 anos, 30 a 39 anos e 40 a 49 anos. Segundo especialistas, a tendência de diminuição de mortes em faixas etárias mais altas é reflexo direto do avanço da vacinação.
O infectologista Werciley Junior, chefe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Santa Lúcia, destaca que as quedas são um reflexo claro dos avanços vacinais “Ela (a vacina) diminui doenças graves, mortes e internações. A vacina, em geral, independente da marca, vem trazendo uma boa evolução na queda de óbitos, principalmente nas faixas etárias mais velhas. Isso só nos permite dizer, mais uma vez, como a vacina é importante em todas as idades”, explica Junior.
Fonte: romanews.com
Divulgar sua notícia, cadastre aqui!