Badalado

Notícias

Nível do Rio Tocantins recua 2 centímetros em Marabá

A Defesa Civil de Marabá tem feito o monitoramento constante do nível do Rio Tocantins. Nesta quinta-feira (20) o boletim da instituição divulgou um recuo de 2 centímetros no nível do rio. Segundo o órgão, o nível da régua fluviométrica marcou 13 metros e 7 centímetros, um recuo de dois centímetros em relação ao dia anterior.

As enchentes já deixaram milhares de famílias atingidas. De acordo com o levantamento e cadastros da Defesa Civil, já chega a 4.097 o número famílias prejudicadas pelas enchentes.  738 famílias estão nos abrigos e 2.276 foram para casa de parentes e amigos. As demais são famílias ribeirinhas e/ou ilhadas, que ficam no segundo piso dos imóveis e resistem em sair das residências.

Especialistas já consideram que esta é a maior cheia antecipada dos rios Tocantins e Itacaiunas em 20 anos. E para acolher os desabrigados, a prefeitura construiu um número significativo de abrigos. De acordo com a Defesa Civil já são 20 abrigos oficiais. Sendo o maior número de abrigos construídos em tempo recorde.

Nesta quarta-feira (19), foram realizadas mais 296 mudanças de famílias atingidas. Para esta quinta-feira (20), estão previstas mais 375 mudanças.
A Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), continua realizando o cadastro das famílias e a entrega de cestas básicas.

Ajude

Os interessados em ajudar as famílias com doações podem se dirigir à sede da Seaspac, que fica na Travessa da Fonte, bairro Amapá, Marabá – em frente ao CAP e ao lado do Ministério Público Estadual, ou à sede da Defesa Civil Municipal, que está em novo endereço, na Rua 7 de Junho, nº 1020, Marabá Pioneira.

A arrecadação é das 8 às 16 horas. Os itens prioritários são alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal, roupas e artigos de cama, mesa e banho. (Portal Debate Carajás, com informações da Secom PMM)

Fonte: debatecarajas.com



Divulgar sua notícia, cadastre aqui!






>